Vela de filtro de barro ficará mais fácil de ser removida com projeto criado por inventor

Brasileiro cria chave manual para desrosquear as velas e torneirinhas do filtro de barro sem esforço

O bom e antigo filtro de barro já é conhecido em várias residências por seus diversos benefícios para a saúde, além é claro, de tirar todas as impurezas da água. Para as pessoas que usam este filtro de barro sabem que seu interior é feito de cerâmica e a vela é basicamente a responsável por toda a filtragem, pois internamente é preenchida de carvão ativado. Sendo assim a água, ao passar pela cerâmica, sairá sem impurezas do outro lado, pois as partículas sólidas ficam retidas na vela e esta vela precisa ser lavada e até trocada de tempos em tempos.

Para realizar esta troca é preciso remover a vela do filtro de barro, porém ela deve ficar muito apertada para que não haja vazamento e para que haja uma boa filtragem da água, o que dificulta muito na hora de desrosquear e é necessário muito esforço. Pensando em uma forma mais simples de realizar esta remoção, o observador e inventor Joaquim Moura da Silva, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou a “chave para desrosquear velas e torneirinhas dos filtros de barro”, um produto inovador que tem a configuração ideal para realizar, de forma fácil e rápida, esta remoção.

O projeto é um modelo de chave manual em formato de “T”, que permite públicos de todas as idades realizar a troca da vela e das torneirinhas do filtro, pois o usuário não precisará de força e nem de auxilio de terceiros para desrosquar.

“Este formato de “T” permite que as pessoas segurem a chave manual pelas suas abas e como seu interior é vazado, permite um perfeito encaixe nas velas e torneirinhas”, complementa Joaquim.

É um projeto que visa trazer maior praticidade e simplicidade no dia-a-dia das pessoas. Poderá ser desenvolvido em diversos materiais. O inventor já testou o produto e tem um protótipo totalmente funcional.

 “O objetivo é encontrar empresas que tenham condições de fabricar o meu produto simples, em grande escala no mercado”, complementa Silva.

A “chave para desrosquear velas e torneirinhas dos filtros de barro”, já foi registrada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Joaquim. Hoje, ele busca por investidores para produzir e comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.

Saiba mais: O programa “Ideias & Invenções” da ANI publicou uma matéria sobre o projeto – confira

Posso ajudar?