Tubos Flexíveis Corrugados

Tubulações flexíveis são usadas como linhas de produção de petróleo (Flowlines) em águas profundas pela PETROBRAS, devido à facilidade de lançamento e sua acomodação no leito do mar. As tubulações flexíveis atualmente usadas apresentam uma série de problemas, como a permeabilidade ao H2S na camada interna constituída de polímero, o isolamento térmico deficiente, o lançamento em grandes profundidades e o custo de aquisição.

Os custos elevados de aquisição dos tubos flexíveis atuais estão relacionados com: preço das matérias primas usadas (Nylon 11 e aço inoxidável), processo de fabricação muito oneroso, terminais de acoplamento problemáticos, fornecedor único para águas profundas.

 

O tubo flexível corrugado aqui proposto compõe-se externamente de um tubo de aço corrugado, soldado a segmentos de tubos lisos, que, por sua vez, estão dotados de flanges para facilitar o lançamento, de tirantes internos, que absorvem os esforços longitudinais e de tubo plástico perfurado na parte interna, que permite obter melhoria do fluxo do petróleo e melhora o isolamento térmico. Os objetivos deste projeto de desenvolvimento é a realização de cálculos estruturais estáticos e dinâmicos e de ensaios de condutibilidade térmica dos tubos flexíveis, produzidos a partir de elementos tubulares de aço corrugados, e lisos.

Os subsídios obtidos de tal desenvolvimento contribuirão decisivamente para a fabricação industrial dos tubos flexíveis corrugados no que se relaciona ao dimensionamento dos diversos elementos que os compõem em função das condições de uso e aplicação.

 

Fonte:

http://www.coppe.ufrj.br/recope/tecsub/tubos.htm

acesso em março de 2002

Posso ajudar?