Terminal Operado pelo Cliente

No final dos anos 70, também no Banco Itaú se estudava como instalar um sistema confiável e de baixo custo para processar as operações de suas agências. Em 1974, executivos de seu CPD viajaram pelos Estados Unidos, Europa e Japão examinando as novidades na área, especialmente os então novos sistemas em linha de comunicação direta computador a computador. Na volta, trouxeram duas certezas: a competição entre os bancos apoiava-se na automação na boca do caixa mas os equipamentos disponíveis lá fora eram sofisticados e caríssimos. Tempos depois, o CPD pediu a seus fornecedores que lhe resolvessem um problema aparentemente banal: ligar os terminais de telex das agências ao computador central para permitir consultas simples dos clientes. Nenhum fornecedor se interessou. Os engenheiros do CPD decidiram montar um pequeno laboratório, aplicar seus conhecimentos em eletrônica para definir os circuitos, comprar os componentes e construir a “interface”. Chegaram a um resultado bem primitivo mas chegaram. Logo, deram um passo mais ousado: desenvolveram um novo modelo adotando o microprocessador Intel 8080 de 8 bits.

 

 

No início de 1979 puseram o concentrador de telex para funcionar. Não que fosse um projeto mirabolante. Mas teve um importante efeito psicológico: “Deu segurança ao pessoal técnico para pôr em prática o que aprendeu na universidade”, depõe Lino Carvalho Rolo, na época gerente de suporte do CPD. Com as informações obtidas nas viagens e leituras e a confiança adquirida na realização do concentrador de telex, o grupo de 30 pessoas lideradas pelo engenheiro Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca passou a trabalhar objetivamente na especificação do sistema de automação bancária. No segundo semestre de 1979, Corrêa da Fonseca encaminhou à alta direção do Banco proposta de criação de um departamento para desenvolver máquinas e programas. A resposta o surpreendeu: o Itaú criaria uma empresa para projetar e fabricar os seus sistemas de automação. Nasceu a Itautec.

 

A primeira preocupação da nova empresa foi conceber e construir o protótipo do terminal-caixa. Os engenheiros, na maioria oriundos do CPD do Banco, viram-se diante de problemas com os quais jamais lidaram antes: ergonomia, desenho interno da máquina, lógica dos circuitos, programação de comunicações etc. Aplicando seus conhecimentos universitários e fazendo experiências do tipo “Vamos ver se assim dá certo”, construíram o primeiro protótipo .Usavam microprocessador Intel 8080, leds no visor, o menor número de teclas possível. Pensavam em colocar cada um desses terminais em todos os guichês de caixa das 700 agências do Banco. Por isto, esclarece Lino Rolo, hoje diretor da Itautec, “queríamos fazer um terminal barato. No exterior, os terminais eram grandes, complicados, caros. Nossa linha era outra, era para o que a gente precisa. A principal característica de nosso primeiro terminal era essa: ser muito barato”.

 

Fazer o terminal até que não foi difícil. Problemático mesmo seria gerenciar a complexa comunicação entre as máquinas. Na arquitetura adotada pelo Banco Itaú, os terminais “chamam” o computador central, a quem cabe “permitir” a comunicação: recebe as instruções da operação, processa os dados, acessa aos arquivos magnéticos e remete as instruções finais de volta ao terminal. Ajudando o central, distribuem-se máquinas controladoras de comunicação que permanentemente “varrem” a rede, identificando os terminais que “chamam” e as linhas de comunicação vagas. Tudo funciona automaticamente a distâncias que chegam a centenas de quilômetros, graças aos monitores de comunicação, poderosos programas de computador dentre os quais o Costumer Information Control System (CICS), da IBM, é um dos mais famosos.

Embora o computador central do Itaú fosse um IBM, os engenheiros da Itautec concluíram que o CICS não lhes serviria. Seu desempenho caía na proporção em que subia o número de terminais. Nem oferecia a necessária segurança. A transação bancária, completa-se em dois tempos: autenticação”, quando o central registra o recebimento da informação; e “confirmação”, quando o central recebe um sinal do terminal concluindo a operação. Neste intervalo de poucos segundos, basta um ligeiro oscilar da linha para “derrubar” toda a transação. O CICS não fora programado para tais casos. Os engenheiros da Itautec decidiram desenvolver o seu próprio Gerenciador de Rede Itautec. Nada fácil! Na primeira versão, não lograram mais que 10 segundos de tempo de resposta. Péssimo! Insistiram, corrigiram, chegaram a cinco segundos. Menos mal. No início de 1981, atingiram a dois ou três segundos.

 

Núcleo de 256 bytes, capacidade para processar 1 milhão de bytes, mesmo desempenho e mais seguro que o CICS, o GRI possibilitou a difusão pelo país da rede de caixas automáticos do Banco Itaú. A equipe de Corrêa da Fonseca — mais conhecido nos meios técnicos e empresariais pelo apelido de “Karmann” — não parou por aí. O Banco desejava um terminal que o próprio cliente pudesse operar. Os engenheiros imaginaram que, para a maioria das pessoas, seria mais simples apontar com o dedo, diretamente sobre os símbolos de uma tela, as operações desejadas, do que precisassem em botões laterais. Como fazer isto? O engenheiro José Carlos Lopes de Almeida propôs cruzar, sobre uma pequena tela, quatro feixes verticais de luz infravermelha com outros quatro horizontais. Ao introduzir o dedo sobre um dos pontos desejados, o cliente interromperia alguma intercessão, originando o processamento das informações no terminal e, dele, para o computador. Suscitaram um problema de segurança: como ter certeza de que o terminal desligar-se-ia à saída do cliente?

 

Afinal, brasileiro é descuidado, deixa a luz acesa, a porta aberta… Às vezes, as respostas vêm dos lugares mais inesperados. Um engenheiro, nos Estados Unidos, ao se utilizar de um banheiro público, percebeu existir algum sistema detector de presença, responsável pela descarga automática das latrinas. Com esta informação, outro engenheiro mergulhou na biblioteca atrás de explicações e, num livro de medicina, encontrou a descrição de um sistema capaz de localizar a presença de cobaias em algum experimento, através de um fenômeno físico denominado capacitância. Pronto: era aplicar os conhecimentos e desenvolver a tela capacitiva. Assim foi concebido o Terminal Operado pelo Cliente, ou TOC, uma das mais originais ideias da informática brasileira, conhecido por qualquer cliente do Banco Itaú. Também o Bradesco viveu uma experiência semelhante. Seu pessoal de CPD especificou um sistema de automação das agências, incluindo um terminal-caixa que deveria “ler” os caracteres magnéticos gravados na parte direita inferior dos cheques. Só que os fornecedores não se interessaram pelo desenvolvimento da ideia. O Banco montou seu próprio laboratório, contratando para chefiá-lo um brasileiro que trabalhava há 12 anos nos centros de pesquisa da IBM, nos Estados Unidos: Pedro Lee. Em oito meses, Lee e outros oito técnicos criaram o primeiro leitor de caracteres magnéticos brasileiro e passaram a desenvolver outros equipamentos: terminal-caixa, terminal-consulta, impressora de extratos etc.

 

 

Fonte: O crime de prometeu: como o Brasil obteve a tecnologia da informática, Marcos Dantas, Abicomp, 1989

 

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