Terço Eletrônico

O empresário Josué Corrêa de Lacerda, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, inventou um produto religioso que promete render até os mais fracos de espírito. Há dois anos, vem estudando o projeto, que contou com a ajuda de uma empresa paulista, a Montronic, instalada em sua cidade, que fez o protótipo do aparelho. Trata-se de um rosário digital, aparelho eletrônico que ele acaba de patentear e aguarda a licença para que, nos próximos 90 dias, empresas multinacionais comecem a fabricar o produto. “Sou católico praticante e tenho o hábito diário de rezar o rosário. Além disso, sempre o divulguei, e por onde passo ensino as pessoas a rezá-lo”, confessa Lacerda.


O pequeno aparelho compreende um chip eletrônico micro controlado alimentado por pequenas pilhas tipo botão, possuindo internamente gravado um programa escrito para desempenhar a função do Rosário, sendo controlado através de botões de comando inteligentes, cada qual com mais de uma função, diferenciada pelo tipo de toque aplicado ao mesmo, sendo dotado de memória capaz de memorizar o ponto em que a sua função é interrompida e fazê-la retornar a qualquer tempo desejado pelo usuário, além de memorizar os dias em que foram colocadas em prática as suas funções ou em que foram as mesmas iniciadas, possuindo recursos como desligamento automático após três minutos ociosos, memorizando sua última posição, sinais sonoros para informações audíveis, sinais de alarme, vibração, texto rotativo, imagens alternando com texto, funções do Rosário, funções do Terço e calendário em tempo real (dia/mês/ano/dia da semana). O aparelho foi apresentado na Expo Genius de 2000

O empresário vende produtos religiosos há oito anos, e viu na tecnologia uma oportunidade para alavancar os negócios. Lacerda se inspirou nas pessoas que não sabem fazer as orações através de um terço convencional, dada as diversas etapas que precisam ser realizadas no decorrer das rezas. O aparelho tem o formato de um pager e um design anatômico, desenvolvido pelo irmão, que é engenheiro. A pessoa vai clicando botões, em lugar de ir contando as orações, tal como é feito em uma fieira de rosário. Tem um mostrador de textos, que são as orações e memorizador de conta, grande vantagem do produto digital, segundo o inventor. O mostrador de texto, que contém um display de cristal líquido, a cada clicar apresenta as orações correspondentes à sequência do rosário (enumeradas de 1 a 18 anteriormente). Quando ocioso por cinco minutos, o rosário digital desliga-se automaticamente, memorizando a posição na contagem. Assim, a pessoa pode voltar ao ponto onde parou, pois a sequência é memorizada com um simples clicar no botão contador. A velocidade de rolagem do texto no display é controlada pelo usuário. O aparelho possui na parte superior um botão contador e dois botões laterais – um para aumentar e outro para diminuir a velocidade do texto e também para seleção de funções do menu. O rosário digital possui outras funções, como calendário, relógio, personalização com nome do usuário, escolha de idiomas (português, inglês, italiano, espanhol, dentre outros). Funciona com pilhas tipo botão e possui cordão de pulso ajustável.

 

Fonte:

galileu.globo.com/edic/107/tecnovas.htm

http://www.expogenius.com.br/invencoes.htm

http://www.atarde.com.br/materia.php3?mes=05&ano=2000&id_materia=22317

 

acesso em janeiro de 2002

Posso ajudar?