Suporte para Colméias

Muitas empresas do ramo agropecuário que passaram pelo Programa de Incubação do CDTI Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras, departamento da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, estão alcançando êxito no mercado. Um dos exemplos é a Apromir – Associação dos Ambientalistas e Apicultores de Miracema que, além de ter aumentado a produção de mel e derivados de 300 quilos para cerca de 10 toneladas por ano, está lançando um suporte de colmeias que pretende facilitar o trabalho no apiário.

O novo suporte foi desenvolvido por Jacinto Fernandes, presidente da Associação, e já foi patenteado no INPI. O objetivo desse produto é incentivar uma apicultura de segurança, que garantirá mais vida útil às colmeias e um aumento da qualidade do produto final. Segundo explicou Fernandes, os principais problemas que o apicultor enfrenta são os constantes ataques de pragas como formigas, cupins, lagartas e traças às caixas onde as abelhas produzem o mel, acarretando na proliferação de fungos. Uma alternativa recorrente é o uso de um recipiente com óleo queimado ou água entre o suporte e a caixa para afugentar esses insetos. Mas o apicultor alerta: “a água pode contribuir para a proliferação do mosquito da dengue e o óleo queimado é muito danoso à vida das abelhas operárias”.

 

A solução encontrada pelo apicultor foi fazer um suporte utilizando ferro ou concreto como base – o que já cria um isolamento – e utilizar um recipiente, como uma garrafa pet cortada ao meio, por exemplo, para servir de bloqueio para os insetos não alcançarem a colmeia. O projeto será apresentando na edição 2010 da Agrotins e no Congresso Apícola, que acontece no mês de maio, em Curitiba – MG. O projeto do suporte será comercializado pela Apromir no Tocantins já no primeiro semestre de 2010.

 

 

 

Fonte:

Portal Vermelho http://www.vermelho.org.br/- http://secom.to.gov.br/noticia/apicultor-tocantinense-lanca-novo-suporte-para-caixas-apicolas/28561

Acesso em janeiro de 2010

Posso ajudar?