Startup do Cubo: Cerensa, a ferramenta de governança socioambiental

O Cubo Coworking Itaú recentemente comemorou seu primeiro aniversário e promoveu um evento para empreendedores, investidores, representantes de grandes empresas, imprensa, startups e influenciadores do ecossistema. O StartSe esteve lá e teve a oportunidade de conhecer de perto as residentes da casa e seus projetos inovadores. Queremos te contar uma por uma, por isso damos início a série Startups do Cubo. A de hoje é a Cerensa.

O conceito de sustentabilidade amadureceu e ganhou uma nova amplitude, que hoje permeia todas as nossas atividades. Chegamos a um tempo em que ser sustentável é vital.

Neste cenário, uma empresa precisa conhecer o valor exato de seus ativos. Só assim, estará apta a traçar estratégias de gestão capazes de transformar ações de sustentabilidade em vantagens competitivas.

O propósito da Cerensa é tornar o desenvolvimento sustentável um movimento amplo, contínuo e rentável, identificando oportunidades de agregar eficiência e minimizar riscos em suas operações.

“Temos como objetivo auxiliar organizações a planejarem sua pegada ecológica, gerenciarem riscos e se tornarem mais transparentes frente ao mercado e órgãos reguladores. Nosso negócio é promover, com uma plataforma tecnológica própria, a automação e integração de seus indicadores econômicos, ambientais e humanos. Através do Cerensa, é possível visualizar cenários presentes e futuros da pegada socioambiental da organização, antecipar soluções, otimizar processos e economizar na operação”, comenta o CEO Anibal Wanderley.

A plataforma proporciona que as empresas atendam de forma prática, confiável e organizada as demandas de investidores, órgãos reguladores, financiadores, clientes, auditores e stakeholders.

Estão disponíveis atualmente os seguintes produtos:

Mudanças Climáticas: gestão da política de mudança do clima; elaboração do inventário de gases de efeito estufa (quioto e montreal); contabilização sob diferentes metodologias consolidadas, integração a cadeia de valor e elaborar a pegada de carbono.

Indicadores Ambientais: foca nos recursos ambientais e indicadores de sustentabilidade da corporação adicionais àqueles vinculados aos demais módulos do CERENSA, permite desenvolver indicadores de intensidade/desempenho, financeiros e/ou vinculados a operação.

Resíduos Sólidos: registro de movimentação de resíduos (armazenagem, transporte, tratamento, destinação final); controle por evento, unidade operacional/negócios; fornecedores; emissão dos documentos legais (ibama, declarações estaduais, etc.)

Energia: consolidação das informações sobre consumo e custo de energia; captura dados de medidores (arquivo/conexão/manual), dia/hora/meia-hora, painel de controle de consumo, geradores, projeção, financeiro, cenários, evidências, etc.

Watre Footprint: consolidação sobre consumo e custo de água; captura dados de medidores (arquivo/conexão/manual), dia/hora/meia-hora, projeção, painel de controle de consumo e descarga, gerenciamento de fluxo, cenários, water footprint, etc.

Relatórios Sociambientais: elaboração de relatórios especializados atendendo normas e protocolos; GRI – Global Reporting Initiative; CDP – Carbon Disclosure Project; GHG Protocol, Bovespa (ISE e ICO2); DJSI; etc.

Atualmente a Cerensa é empresa apoiada pelo CNPq, compõe o grupo de empresas incentivadas pelo programa Startup Brasil e participou do programa de pós-aceleração na Acelera Partners – uma iniciativa da Microsoft Ventures e Qualcomm Ventures.

Fonte: http://conteudo.startse.com.br/mercado/lucas-bicudo/startup-cubo-cerensa/

Posso ajudar?