Soja Embrapa 48

A Embrapa 48 é uma cultivar de soja convencional com alto potencial e boa estabilidade produtiva. Possui boa ramificação lateral e tolerância a seca na fase de planta adulta. É resistente à mancha “olho de rã” e à podridão da haste e moderadamente resistente ao cancro da haste (resistência de campo). A cor do hilo é marrom clara, a cor da flor é branca e a pubescência cinza. Apresenta características desejáveis para alimentação humana. A semeadura dessa cultivar deve ser realizada em solos corrigidos e com fertilidade média a alta. A semeadura não deve ser feita antes de 25 de outubro em áreas abaixo de 500 metros de altitude.

A Embrapa 48 é indicada para cultivo nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina e, durante vários anos, foi a mais cultivada no Paraná (mais de 400.000 ha/ano). A Embrapa 48 é uma cultivar muito produtiva e estável, por ser resistente às principais doenças e a fatores adversos de clima e solo. Também é bastante importante no segmento da alimentação humana pelo sabor agradável do leite de soja com ela produzido. No caso da Embrapa 48 não houve pedido de proteção. Este ano haverá pedido de proteção da Embrapa 48 RR, essencialmente derivada da Embrapa 48. A cultivar Embrapa 48 teve início de comercialização em 1994. A Embrapa 48 ainda ocupa mais de 400.000 ha nos estados do Paraná e Santa Catarina.

No caso específico da Embrapa 48, o cruzamento envolveu quatro parentais conhecidos pela alta produtividade e tolerância e/ou resistência a fatores bióticos e abióticos adversos. As gerações iniciais de desenvolvimento foram realizadas por mim e equipe em Londrina, nas instalações da Embrapa Soja. O desenvolvimento experimental e comercial da cultivar foi realizada em campos experimentais e de demonstração nos estados onde ela é indicada para cultivo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esse trabalho foi realizado em parceria pela Embrapa Soja e a antiga Cooperativa Agrícola de Cotia. A comercialização de sementes é atualmente realizada por convênio entre a Embrapa e a Fundação Meridional, que agrega os principais produtores de sementes de soja do estado do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, incluindo importantes cooperativas.

 

Fonte:

http://www.catalogosnt.cnptia.embrapa.br/catalogo/catalogo/arvore/CONTAG01_126_2510200614240.html

http://globorural.globo.com/edic/183/rep_tendencias.htm

acesso em julho de 2008

Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em julho de 2008 para composição desta página

Posso ajudar?