Sistema de Eletronistagmografia

O Sistema Computadorizado de Eletronistagmografia (SCE) e o Sistema Computadorizado de Vecto-Eletronistagmografia (SCV) UCPel/Castagno são equipamentos para aquisição e análise da ENG e VENG, podendo realizar os protocolos da eletronistagmografia a 2 (SCE2) ou 3 canais (SCE3) independentes ou vectonistagmografia (SCV) e desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade Católica de Pelotas, sob coordenação do professor Maurício Campelo Tavares, com a participação da Clínica Dr. Castagno.

O Sistema é útil em todas as fases do exame, desde o cadastramento do paciente até a emissão do laudo. A ligação com o seu microcomputador é feita através da porta serial, dispensando a instalação de placas internas. O paciente e o operador ficam completamente isolados da rede elétrica e do computador, evitando qualquer risco. Os exames de Eletro e vectonistagmografia podem ser feitas com o mesmo equipamento, mudando apenas o programa com análise automática dos sinais que diminui o tempo necessário para chegar ao diagnóstico. Os laudos podem ser emitidos em qualquer tipo de impressora suportada pelo Windows, permitindo assim uma apresentação de melhor qualidade que os equipamentos convencionais. Os estímulos óticos são gerados automaticamente (de acordo com o exame selecionado) por uma Barra de LEDs a micro controlador.


Com suas complexas nomenclaturas, os sistemas de eletronistagmografia e vectonistagmografia garantiram à Contronic um dos troféus no Prêmio Finep 1999. A CONTRONIC Sistemas Automáticos conquistou o 2º Prêmio FINEP (Ministério da Ciência e Tecnologia) de Inovação Tecnológica, categoria equipamento médico/hospitalar, concorrendo com o sistema de eletronistagmografia. A CONTRONIC apresentou em julho projeto para participação no PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas), tendo sido aprovada na fase de pré-qualificação, juntamente com 88 empresas de um total de 236. O Laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade de Pelotas foi criado em 1987, como um laboratório do curso de graduação da engenharia elétrico-eletrônica da Universidade Católica de Pelotas, com a denominação original de Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Instrumentação Biomédica (GPDIB). O Laboratório tem sua origem num grupo de engenheiros e técnicos anterior, responsáveis pela manutenção dos aparelhos eletro eletrônicos e da rede elétrica da universidade e de seu hospital universitário.

Com a formação do LEB, professores do curso de engenharia eletrônico passam a compor uma equipe para o desenvolvimento de projetos em engenharia biomédica. Em 1991 o médico Lúcio Castagno, dono da clínica Dr. Castagno, especialista em otorrinolaringologia entrou em contato com engenheiro Maurício Tavares do LEB/UCPel, através de um amigo em comum, o professor da Escola de Informática, Francisco Rodrigues, para o desenvolvimento de um sistema computadorizado de eletronistagmografia (SCE) para substituir e modernizar seu equipamento analógico de análise otoneurológica. A ideia inicial era apenas de exibir o sinal analógico na tela do computador, quando então surgiu a ideia de substituir o equipamento por completo pelo próprio computador. Os equipamentos convencionais ainda usados em larga escala no país estavam ultrapassados diante dos equipamentos computadorizados aplicadas nos centros clínicos mais avançados como Estados Unidos, Europa e Japão. Esses equipamentos são do tipo polígrafo – muito semelhantes aos aparelhos de eletrocardiograma não computadorizados.

Contando com o constante suporte da Clínica Dr. Castagno na definição de objetivos e testes clínicos, um primeiro protótipo ficou pronto em 1993 que consistia em um módulo de aquisição de sinais bioelétricos acoplado a um computador IBM-PC ou compatível. Em 1993 a equipe de pesquisadores chegou ao primeiro protótipo de equipamento, tendo sido necessária o desenvolvimento de técnicas de eliminação de ruídos elétricos e de blindagens, para evitar as interferências entre os eletrodos que são acoplados ao paciente. O segredo desta pesquisa está no desenvolvimento de circuitos eletrônicos que reduzam qualquer interferência para o computador transformar em dados limpos. Com este protótipo operacional e adaptado à realidade da clínica, que incluía a caixa e manuais de operação, Maurício Tavares que também trabalhava como engenheiro na Contronic, viabilizou uma parceria entre a empresa e a Universidade, onde era professor e não mantinha vínculo de dedicação integral.

A Contronic Sistemas Automáticos Ltda. fundada pelo próprio Maurício Tavares e um sócio formado pela Escola Técnica Federal de Pelotas, é uma empresa de capital nacional, que iniciou suas atividades industriais e comerciais no ano de 1991. Até então se dedicava ao desenvolvimento e industrialização de equipamentos eletrônicos aplicados à automação industrial e equipamentos de suporte para eletrônica. A partir de 1993, em virtude do acordo de transferência de tecnologia com o Laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade Católica de Pelotas, a Contronic inaugurou a Divisão Engenharia Biomédica, produzindo inicialmente o Sistema Computadorizado para Eletronistagmografia – SCE. A Contronic1 chegou a contatar a Companhia Rio-grandense de Participações sobre seu interesse em participar da empresa, porém, acabou optando por seguir um rumo independente. Seu atual presidente Sidinei Seus é formado em técnico eletrônico pela Escola Técnica Federal de Pelotas, tendo posteriormente também estudado na UCPel.

A publicidade se fez através da divulgação científica nos congressos pelo Dr. Lúcio Castagno, participação como expositor em congressos de otorrinolaringologia, anúncios em revista especializada e principalmente ter explorado o fato de muitos médicos comprarem equipamentos indicados por colegas. A divisão de P&D da Contronic continuou a aperfeiçoar o projeto, principalmente no desenvolvimento após 1997, do seu software de controle, lançando a versão 4.0 para Windows. Em 1997 já com o projeto junto a Contronic encerrado, Maurício deixou a empresa para iniciar um doutorado em engenharia biomédica na UFSC. O êxito do projeto foi responsável pela entrada de recursos para o LEB que recebe 16.5% como percentual de participação nas vendas na forma de royalties. O projeto incentivou o Laboratório a desenvolver novos projetos em parceria com a Contronic. Desde então, a Contronic lançou no mercado brasileiro os equipamentos acessórios Barra de LEDs micro controlada e Estimulador Otoneurológico E-96. Em 2002 a Contronic lançou no mercado o equipamento ATC Plus, para captação de Potenciais Evocados Auditivos, comumente designados como BERA e os Óculos de Frenzel.

Este sistema consiste em um módulo de aquisição de sinais bioelétricos acoplado a um microcomputador tipo IBM-PC ou compatível, um programa de gerenciamento de dados e acessórios opcionais. Sua finalidade é auxiliar o diagnóstico de diversas patologias do sistema vestibular através da monitorização do movimento ocular decorrente de estímulos visuais e somato-sensórios. O sistema possui uma série de facilidades não encontradas em equipamentos convencionais do tipo polígrafo. Entre elas cita-se o banco de dados com anamnese dos pacientes, ferramentas de auxílio ao diagnóstico e visualização dos sinais, análise automática dos resultados dos exames e relatórios personalizados, entre outros. Foram desenvolvidos também dois equipamentos auxiliares para estimulação. O primeiro consiste em uma barra de LEDs acionada por micro controlador, que apresenta capacidade de comunicação serial com o módulo de aquisição de sinais, e gera automaticamente os padrões de teste para cada exame definido na eletronistagmografia.

O segundo equipamento auxiliar é um estimulador otoneurológico cuja finalidade consiste em manter e dispensar água em duas temperaturas pré-determinadas para o exame chamado “pós-calórico”. Este estimulador utiliza um micro controlador de 16 bits para controle digital da temperatura, e estas podem ser modificadas por meio de programação. O projeto foi desenvolvido conjuntamente pelo NEB e pelos médicos da Clínica Dr. Castagno, em Pelotas a partir de um contato inicial entre o Dr. Lúcio Castagno, especialista em otorrinolaringologia, que trabalhava na clínica e o engenheiro da UCPEl Maurício Tavares, que trabalhava na Contronic. Segundo o presidente da Contronic: “A Universidade nos procurou para sermos distribuidores e acabamos virando parceiros. Passamos a ser o principal canal de comunicação entre a comunidade médica e os pesquisadores do Núcleo”.

 

Fonte:

http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm

http://www.contronic.com.br/

Acesso em maio de 2002

http://antares.ucpel.tche.br/pesquisa/biom/sce.htm

Acesso em abril de 2003

Tecnologia & Inovação para a indústria, Sebrae, 1999, página 206

http://www.sct.rs.gov.br/programas/polos/index

Agradeço a colaboração em maio/julho de 2003 de Alexandre Visintainer Pino ([email protected]), Maurício Tavares ([email protected]) e Sidinei Seus ([email protected]) para composição desta página

Posso ajudar?