Sistema de Automação

Um processo de automação desenvolvido pelo Mestre em Engenharia Elétrica formado pela COPPE, Manuel Cardoso, revoluciona o sistema de produção de uma empresa nacional de eletro eletrônica, possibilitando a fabricação dos produtos a custos de mercado internacional. Em matéria de tempo o sistema brasileiro também consegue superar os índices alcançados pelos tigres asiáticos. Para se ter uma ideia, o ganho de produtividade depois da instalação desse sistema nessa empresa foi de 14% em apenas dois anos. 

Isso se tornou possível graças a um sistema revolucionário de monitoração de todas as máquinas da fábrica, que coloca à disposição de gerentes e operadores  informações acuradas que, em tempo real, mostram o funcionamento de cada unidade da empresa. Também indica quais as máquinas paradas e as que estão operando inadequadamente, cronometra o ritmo de produção, além de apontar os defeitos apresentados pelas máquinas ou produtos.


Com apenas um monitor e um walkie-talkie, um gerente pode tomar decisões rápidas e antecipar problemas, o que leva a uma otimização da produção e eliminação de desperdício. Numa fábrica de injeção plástica, por exemplo, seis meses depois de instalado o sistema, a produção de gabinetes frontais de televisores de 20” passou de 1.250 para 1.725 peças por dia. Para se ter uma ideia, atualmente as empresas concorrentes de mesmo porte têm uma produção média de 1427 peças/dia. 

O melhor de tudo é que a instalação deste sistema diminui de tal forma os custos operacionais, que permite à empresa um retorno do investimento em menos de 8 meses. Além disso, de qualquer ponto do planeta, através de um micro computador, o dono da fábrica pode monitorá-la, fiscalizando e interferindo no processo. O sistema desenvolvido pelo engenheiro Manuel Cardoso já está sendo disputado por outras empresas do setor. 

Fonte: 
http://www.coppe.ufrj.br/planetacoppe.old/noticias/leao.html
acesso em março de 2002 

Posso ajudar?