Sistema Construtivo Soufer

Um novo sistema de construção metálica à base de vigas, colunas e engradamento para telhado produzidos com chapas de aço plano, em substituição às tradicionais estruturas feitas de concreto e vergalhão, vem revolucionando canteiros de obras no interior de São Paulo e já está ganhando espaço em outras regiões do país. O chamado Sistema Construtivo Soufer foi desenvolvido pela Soufer Industrial Produtos Siderúrgicos, de Campinas, mediante acordo de uso de um embrião idealizado e patenteado pelo engenheiro Paulo Esteves, estabelecido em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde se localiza a CSN, uma dos fornecedoras de matéria-prima, além da Cosipa e da Belgo-Mineira.


Até o fim deste ano, deverá ser terminada a montagem da maior das estruturas vendidas pela Soufer, um núcleo hospitalar projetado para a Unimed, de 4,5 mil m2, que está em fase de assentamento de alvenaria, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. A estrutura foi produzida em quatro meses, um recorde absoluto se comparado aos oito meses que seriam necessários para finalizá-la com os materiais convencionais, explica Joaquim Falco Júnior, controller da Soufer.

Um dos trunfos da empresa para garantir a competitividade, num mercado crescente mas com grande concorrência, foi à introdução do aço COR, mais resistente à corrosão, que anteriormente encarecia o preço das construções em pelo menos 50% em relação aos modelos convencionais. “Hoje, o uso do aço deixa o preço final um pouquinho mais caro, coisa de 5%”, graças a ajustes feitos no processo inteiro, afirma Edson Fernando. O sistema Soufer é composto de vigas e colunas de aço COR, mais engradamento para telhado feito de aço galvanizado e que dispensa o uso da madeira. A longevidade dessa estrutura também é apresentada como um importante diferencial competitivo. Além da resistência natural, o aço galvanizado tem ainda a vantagem de evitar a corrosão e, dependendo do projeto e mesmo de condições geográficas, de permitir uma construção que dure até cem anos. A infraestrutura da Soufer é composta de cerca de 30 prensas, entre viradeiras e excêntricas, e oito perfiladeiras, além de outros equipamentos acessórios.

 

 

Fonte:

http://www.revistametalurgia.com.br/apresenta2.php?Pag_id=35&edicao=510

Acesso em março de 2002

http://www.soufer.com.br/

Acesso em março de 2005

Posso ajudar?