Short Tape

Se depender do esforço de dois alunos do curso de eletrônica da Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE), os usuários de televisão e rádio poderão, através de um sistema acoplado nesses aparelhos, rever os últimos 15 segundos da informação que estava sendo transmitida. O Short Tape, como foi batizado o invento, foi idealizado pelos alunos Ernesto Leça, 20 anos, e Wellington Pinheiro, 19. De acordo com eles, a repetição de imagens televisivas ou informações radiofônicas poderão, a curto prazo, estar sob o comando do telespectador ou ouvinte. Trata-se de um chip capaz de reter informações digitais, que deve ser instalado em rádios e televisores. A partir do comando do usuário, o chip retém a programação vinculada nos últimos 15 segundos, podendo ser revista quando desejado. 

O Short Tape, micro gravador digital de reprodução retroativa que permite acionamento de replay instantâneo pelo espectador é um projeto patenteado com ajuda da própria Escola Técnica, premiado na III FECITEC (Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura do Distrito Federal – primeiro lugar na categoria “Escolas Técnicas”) e participante da VI SBPC Jovem – 1998, em Natal. O Short Tape desenvolvido pelo alunos da Escola Técnica, explica o professor orientador do projeto, Frederico Braga, é capaz de armazenar 15 segundos de imagem ou som por vez. Para gravar novamente, é necessário desgravar a informação anterior. Esse problema pode ser resolvido, no entanto, aumentando-se o tamanho da memória do chip, para armazenar várias gravações. “Isso implicaria num maior investimento financeiro das indústrias de televisão e rádio, que devem incorporar o Short Tape nesses aparelhos”. 

O protótipo de um rádio com o Short Tape já está pronto. Já o sistema em televisão depende do investimento da ordem de R$ 40 mil, o qual a ETFPE não dispõe. Por isso, o funcionamento do Short Tape para vídeo está sendo simulado em computador. O invento está sendo patenteado, após um ano de pesquisas. O desafio tecnológico para pôr em prática a ideia dos dois jovens inventores foi o de comprimir os sinais das ondas eletromagnéticas da televisão e das ondas sonoras do rádio, de acordo com Frederico Braga. A compressão realizada em processo digital significa suprimir os espaços vazios e redundantes contidos nesses sinais, desprezando-se dados de imagem e áudio considerados irrelevantes. “Dessa forma, temos menos área de memória e maior tempo de gravação”, salienta Braga. As ondas eletromagnéticas da televisão, continua, podem ser reduzidas de dois megahertz a cerca de 200 quilohertz. No caso do rádio, os sinais podem decrescer de 20 quilohertz para apenas um quilohertz. 

O Short Tape tem três funções básicas, análogas às do aparelho de videocassete: rec, play e stop. A função rec é ativada quando o aparelho é ligado, fazendo com que o sistema grave sempre, de forma a proporcionar o armazenamento dos últimos segundos de informação. A função stop para a gravação, permitindo a retenção dos últimos segundos de informação e, quando o modo play está ativo, habilita novamente o modo rec, o qual é o modo de operação normal do sistema. O modo play exibe a informação retida. A gravação em memória eletrônica é feita mediante prévia compressão de dados, usando para isso os algoritmos já conhecidos no meio. O Short Tape foi desenvolvido para ser uma nova função dos aparelhos de rádio e televisão, sendo o sistema inserido, portanto, nos circuitos dos mesmos como um bloco a parte, sem mudanças drásticas nos diagramas clássicos. Ele é, praticamente, um gravador digital acrescido de um sistema que exibe o que está gravado, descomprimindo os dados. 
A CPU comanda os módulos Video Encoder / Decoder e Audio Encoder/  Decoder, junto com as memórias e interpreta os comandos vindos do painel de controle. Poderão ser usados um micro controlador comum ou um DSP (Processador Digital de Sinais) como CPU do sistema, de acordo com a exigência do Video Encoder / Decoder. O modo de operação REC é o normal do sistema. É ativado quando o aparelho é ligado. No caso do sinal de áudio, o mesmo é obtido a partir da saída do demodulador de áudio, sendo comprimido pelo Voice Encoder / Decoder e armazenado em memória eletrônica do tipo Flash EEPROM (EEPROM de acesso rápido). Essa gravação é feita em elo contínuo, de forma a se ter sempre gravados os últimos segundos de informação. Em vídeo, o processo é análogo. A diferença consiste no fato de Vídeo Encoder / Decoder usar um módulo de memória RAM com a finalidade de armazenar um quadro de imagem. Isto se deve a uma exigência do método de compactação de vídeo denominado Codificação de Huffman, o qual será descrito mais adiante. O sinal é extraído a partir da saída do demodulador de vídeo, passando por um módulo compatibilizador, o qual tem por função fazer com que o Short Tape suporte os padrões de televisão colorida existentes.

Fonte: 
http://sapientia.cjb.net/ 
http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0207/cm0207b.htm 
acesso em fevereiro de 2003

Posso ajudar?