Secador Granulador Rotativo de Lodos

O desenvolvimento de uma solução que contribui para diminuir uma “dor de cabeça” de muitas indústrias, a destinação do lodo resultante das estações de tratamento de efluentes líquidos – rendeu à Albrecht Equipamentos Industriais o reconhecimento no 3º Prêmio Finep. Trata-se do Secador Granulador Rotativo, batizado de Bruthus. É um equipamento que seca e granula o lodo, reduzindo seu volume em até cinco vezes. Uma das primeiras vantagens é que com o resíduo seco, o problema do chorume – resíduo altamente tóxico que escorre do lixo, contaminando o lençol freático – ficou praticamente solucionado. O equipamento também ajuda a reduzir custos com o transporte do lodo até o aterro e com mão-de-obra. E elimina a necessidade de aluguel de área por empresas que não têm aterros.


O secador granulador rotativo de lodos industriais permite a secagem e a granulação de materiais resultantes das estações de tratamento de efluentes líquidos, bem como para materiais de processo e sua reutilização para diversos fins. As características principais do sistema: sistema mantido em pressão negativa (vácuo); os lodos podem ser provenientes de filtros-prensa, filtros a vácuo, centrífugas, belt-press, leitos de secagem, etc; A energia térmica utilizada no processo de secagem pode ser residual; sempre que não existir a possibilidade de aproveitamento de calor residual, e sempre que o substrato a ser seco não permitir contato com o ar contaminado, é possível a aplicação de queimadores a gás e/ou trocadores de calor, aquecedores elétricos, etc.; equipado com CLP (Controlador Lógico Programável) , inversores e sensores assegurando um funcionamento contínuo e totalmente automatizado, sem a necessidade de um operador em tempo integral ao sistema; a água evaporada do lodo é condensada e retorna ao tratamento de efluentes, evitando a contaminação do meio ambiente; o ar utilizado no processo, antes de ser liberado ao ambiente externo, passa por lavadores de gases.

Em junho de 1970, enquanto o Brasil vivia a euforia da Copa do Mundo, a Albrecht iniciava as suas atividades no distrito de Pirabeiraba, município de Joinville, SC, com o mesmo entusiasmo, dentro do ramo de unidades de fricções motorizadas para máquinas de costura industrial e da indústria mecânica. Em 1981, suas atividades foram direcionadas para fabricação de equipamentos de controle de poluição do ar, fabricação de máquinas e equipamentos para acabamento têxtil, serviços de montagem, manutenção e assistência técnica para terceiros.

 

Fonte:

http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm

http://www.albrecht.com.br/br/cat/default.php?body=bruthus.htm

 

acesso em maio de 2002

Posso ajudar?