Sanduíche Bauru

Bauru, um dos mais famosos lanches do Brasil, foi criado pelo bauruense Casimiro Pinto Neto, em 1938 no Bar Ponto Chic, em São Paulo, capital. Sua receita original consta de pão francês sem miolo, fatias de rosbife, queijos derretidos, (prato, estepe, provolone e ementhal) rodelas de tomate e pepino. Casimiro Pinto nasceu em Bauru-SP, em 5 de abril de 1914. Em 1931, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Orgulhoso de sua cidade natal, sempre foi conhecido como “Bauru”. Juntamente com outros estudantes, artistas e intelectuais, frequentava o restaurante Ponto Chic, no largo do Paissandu. Segundo Casimiro, essa receita incluía os elementos básicos de um lanche equilibrado em albumina, proteína e vitamina, conforme ele havia lido em uma cartilha (O Livro das Mãezinhas) sobre alimentação.

 

Puxando pela memória o ativo “BAURU” recorda o dia em que nasceu o sanduíche que levaria seu apelido, espalhando a fama de sua terra natal para os quatro cantos do mundo. Não é difícil para esse homem de boas lembranças contar detalhes sobre o nascimento do sanduíche “Bauru”. Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos e falei: Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso, (Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também frequentador do Ponto Chic – que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: Falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate. Este é o verdadeiro BAURU. Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o “Quico” – Antônio Boccini Jr., que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Aí ele gritou para o garçom, que era um russo chamado Alex: Me vê um desses do “Bauru”. Os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: Me vê um do “Bauru” e assim ficou o nome BAURU para o sanduíche inventado por Casemiro Pinto Neto – Sua Exa. O “BAURU”.

Muitas pessoas no mundo todo saboreiam o sanduíche Bauru e nem imaginam que o lanche foi batizado com este nome por causa de um bauruense. A receita, embora simples e hoje conhecida internacionalmente, foi inventada em 1938 pelo então radialista/advogado Casimiro Pinto Neto, o Bauru, apelido que recebeu dos amigos quando chegou à capital por causa da sua origem. Casimiro na época era um dos frequentadores da famosa lanchonete paulistana – o Ponto Chic – instalado no largo do Paissandu, considerado naquela época o centro novo e elegante de São Paulo. Numa noite, chegando atrasado ao Ponto Chic para uma partida de sinuca, Casimiro quis comer algo rápido e substancioso. Chamou Carlos, o principal sanduicheiro da casa, e orientou: “Abra um pão francês, retire o miolo e ponha dentro queijo derretido”. Enquanto Carlos anotava, Bauru comentou: “Está faltando proteína nisso”. Deu então a ordem: “Acrescente umas fatias de rosbife”. O sanduicheiro se afastava quando Bauru completou a receita: “Ô Carlos, bota também umas fatias de tomate”. Quando Bauru estava comendo o segundo sanduíche chegou um amigo e pegou um pedaço de seu lanche – gostou – e gritou para o garçom, “Me vê um destes do Bauru.” A partir daí os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: “Me dá um do Bauru”, “…me dá um Bauru”, e assim ficou o nome para o sanduíche inventado por Casimiro Pinto Neto – Sua Excelência – o BAURU.

 

Fonte:

http://www.abobauru.com.br/a%20cidade/a%20cidade.htm

http://www.pontochic.com.br/framebauru.asp

http://www2.uol.com.br/bauruemdia/curiosid.htm

Acesso em maio de 2005

http://www.pontochic.com.br/frameset.asp?Frame=historia

Acesso em abril de 2008

Posso ajudar?