Remédio contra Mal de Chagas – Vitor

Com 42 anos de história, a Universidade Federal Fluminense (UFF) registrou sua primeira patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O trabalho, sob a coordenação do professor Vitor Francisco Ferreira, refere-se à síntese de uma nova substância, da classe das naftoquinonas, semelhante à vitamina K, que poderá ser usada no combate à doença de Chagas e sua ação antimicrobiana. A nova substância foi sintetizada a partir da Beta-Iapachona, um derivado natural do Iapachol, extraído de plantas da família dos ipês. Se os testes comprovarem a eficácia dos efeitos da Beta-Iapachona, a UFF poderá licenciar algum laboratório interessado na fabricação do produto.

Vitor Francisco Ferreira é o líder do Grupo de Pesquisas da UFF em Síntese de Nucleosídeos e Carboidratos, estabeleceu-se como pioneiro nesta área no Brasil em 1992 e particularmente no Rio de Janeiro, com o recebimento de financiamento do PADCT/CNPq para o início dos seus trabalhos. Estes já resultaram em oito Teses de Mestrado e uma de doutorado. Atualmente, há três Teses de Mestrado e quatro teses de Doutorado em andamento, neste assunto, uma a ser defendida em setembro de 1999. Vários alunos de iniciação científica passaram pelo grupo sendo que muito deles se tornaram alunos de pós-graduação na nossa Instituição e em várias outras. Destas pesquisas resultaram ainda vários trabalhos publicados, e em Comunicações em Congressos. Este grupo tem a participação efetiva da Profa. Dra. Maria Cecília B.V. de Souza que é a líder do grupo, orientando as teses em conjunto.

 

Para o teste anti-Chagásico temos o apoio do prof. Marcus Mandolesi de Sá (Universidade Federal de Santa Catarina). Nesta linha temos dois trabalho em andamento e que as publicações, em conjunto com o Prof. Ângelo da Cunha Pinto, está sendo preparada. Na próxima reunião anual da SBQ (maio, 2000) estará sendo apresentado um painel com os primeiros resultados. O grupo conta também com o apoio e a infraestrutura do laboratório de Vírus do Instituto de Biologia da UFF, através da Profa. Izabell Frugulhetti que tem realizado os testes atividades antiviral frente ao vírus do papiloma genital, ao vírus vaccínia, os vírus herpes simplex e à enzima Transcriptase reversa frente ao vírus HIV I.

 

Fonte: http://www.jornaldocommercio.com.br/universidade/univer1.htm

http://www.uff.br/ceg/vitor.htm

http://www.propp.uff.br/vitor.htm

acesso em abril de 2003

Posso ajudar?