Rádio Digital – RADI234

Ao final de 1988 as empresas operadoras do STB (Sistema Telebrás) começaram a utilizar o rádio digital RADI-234. Esse equipamento é baseado na técnica de modulação 4-PSK e opera na faixa de frequência de 2 GHz. É capaz de transportar toda a informação contida em 480 canais de voz, operando à taxa de 34M bps . Embora seja destinado a áreas urbanas e metroploitanas, o RADI 234 também é adequado para transmissão intra e interestadual. A família RADI utiliza vários circuitos projetados e fabricados no CPqD pela sua linha piloto de circuitos a filme fino, num trabalho em conjunto com o Laboratório de Microeletrônica da USP.

 

Embora a maioria dos enlaces radio elétricos utilizem a transmissão analógica, o avanço tecnológico na técnica de pulsos, a ampliação dos sistemas de transmissão de dados, problemas de interferência entre sistemas, etc, motivaram uma crescente aplicação da transmissão digital. Este tipo de transmissão emprega basicamente a multiplexação por divisão no tempo com modulação em fase (ou amplitude e fase) da portadora de RF. O sistema digital tem como vantagens: o custo da multiplexação temporal é bem menor que o de multiplexação por frequência; possibilidade de regeneração do sinal em cada repetidora; menor sensibilidade à interferências; nível de ruído mínimo de recepção do rádio digital é razoavelmente mais baixo que o analógico; o rádio digital é mais adequado a transmissão de sinais de dados. As principais desvantagens do rádio digital correspondem à maior sensibilidade ao efeito seletivo do desvanecimento e à necessidade de uma faixa mais larga para a transmissão. Assim o emprego da transmissão digital adequa-se principalmente a enlaces de baixa ou media capacidades na faixa de 2 a 8 GHz, e a enlaces de alta capacidade em frequências superiores a 10 Ghz, onde as vantagens da transmissão digital não são prejudicadas pela maior ocupação do espectro.

 

No sistema TDM, cada quadro é alocado o tempo de 125 us(intervalo de tempo entre duas amostras consecutivas de um mesmo canal, o que equivale a uma frequência de amostragem de 8KHz), assim, considerando que cada amostra é convertida em 8 bits, temos que a taxa de transmissão será de 8KHz x 8 bits = 64Kbits/s. Num sistema de 32 canais (30 canais de voz e 2 canais de sinalização, sincronismo e alarmes)a taxa de bits é dada por 64Kbit/s x 32 = 2 M bit/s. As hierarquias superiores correspondem a múltiplos desse sistema básico.

 

O processo de modulação consiste em modificar características da portadora em função do sinal que se deseja transmitir. Nos rádios digitais, o processo de modulação mais utilizado é o PSK (Phase Shift Keying) que em sua formação mais básica consiste em transmitir os símbolos básicos do sistema binário (0 ou 1) através de sinais defasados de 180 graus (para o bit 1 transmite-se a portadora com fase 0 graus, para o bit 0 transmite-se a portadora com fase 180 graus). A fim de reduzir a largura de faixa (que é inversamente proporcional ao período de tempo utilizado para cada símbolo) de transmissão pode se incluir dois ou mais bits em um mesmo símbolo. Por exemplo, se em lugar de 1 bit em cada pulso de duração T forem transmitidos 2 bits em um pulso (o que permitiria a representação de quatro símbolos) de duração 2T reduz-se à metade a faixa necessária. No sistema 4 PSK portanto, temos quatro fases de portadora associados a quatro símbolos (00 – 0° , 01 – 90 graus, 10 – 180 graus , 11 – 270 graus).

 

Fonte: acesso em agosto de 2002

História Geral das Telecomunicações no Brasil, Henry Barros, cadernos da TELECOM Vol. 1 , 1989, página 142 e 146

Posso ajudar?