Quindim

Outro ingrediente bem-vindo ao nosso paladar foi a coco. “Foi um dos casamentos interculturais mais importantes da cozinha brasileira”, diz a folclorista Cláudia Lima em seu livro Tachos e Panelas. Originário da Índia, o coqueiro foi primeiro para a África e de lá veio para o Brasil. Aqui se instalou na orla marítima, enfeitando nossas praias. O coco é um ingrediente indispensável no preparo dos quitutes afro-brasileiros, como a moqueca de peixe e arroz de coco. A doçaria de origem portuguesa também incorporou o coco. O exemplo mais ilustrativo é o quindim. Esse doce, portanto, tem ascendência portuguesa (os ovos) e africana (o coco).

Segundo Maria de Lourdes Modesto, grande conhecedora da comida portuguesa “A doçaria portuguesa é feita basicamente de açúcar, gema e amêndoas. Quando vem para o Brasil, se transforma pouco, tiramos a amêndoa e colocamos frutas brasileiras, como o coco. Afinal, é essa a receita do popular quindim.”

 

Para preparação do quindim misture o açúcar com a agua e leve a ferver. Escalde a coco com calda de açúcar, depois ligue as gemas com o aroma de baunilha. Misture as gemas com o preparado anterior com cuidado pois as gemas podem talhar. Unte a forma sem buraco com margarina e polvilhe com açúcar. Então basta verte a mistura na forma e cozer em banho Maria na temperatura máxima durante cerca de 40 minutos.

 

Fonte:

http://www.padariareal.com.br/receit_gastro1.html

http://www.jt.estadao.com.br/noticias/99/02/21/do6.htm

http://www.netlinha.com/receitas/docaria.asp#q

 

Acesso em maio de 2002

Posso ajudar?