Pegasus – Plurix

O Projeto PEGASUS/PLURIX teve início em 1982no NCE, seguindo uma tendência internacional que apontava na direção dos supermicros, confirmada pela indústria nacional em 1985, quando os primeiros modelos foram lançados no mercado. O PEGASUS era um sistema multiprocessador homogêneo que alcançava a performance de superminis através da replicação de módulos básicos. Sua CPU era baseada nos microprocessadores da família 68000 da Motorola e possuía barramento padrão VME-BUS de 32 bits e memória expansível até 16 Mb. O projeto recebeu o primeiro prêmio de pesquisa na 5ª Feira Internacional de Informática, realizada em 1985. O sistema operacional do PEGASUS, o PLURIX, compatível com a versão System V do Unix, da AT&T, e registrado na SEI na categoria de software nacional, foi uma alternativa atraente para a indústria nacional. O Projeto PEGASUS/PLURIX gerou também a implantação de uma rede de alta velocidade utilizando fibra ótica que interligava vários PEGASUS e rodava uma versão distribuída do sistema operacional e uma unidade periférica de processamento gráfico, que transformava o PEGASUS numa estação de trabalho gráfica de alta resolução. 

Newton Faller, o grande idealizador dos projetos PEGASUS, PLURIX, TROPIX era Engenheiro Eletrônico, formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA e PhD em Ciência da Computação, pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Natural do Rio de Janeiro, nascido a 25 de janeiro de 1947, ele foi professor e Analista de Sistemas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou na IBM e no International Computer Science Institute – ICSI, na California. Ele faleceu em São Paulo, a 9 de outubro de 1996. 
O TROPIX (pronuncia-se “Trópix”) é um Sistema Operacional multiusuário e multitarefa, de filosofia UNIX ®, desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). O TROPIX foi inicialmente concebido durante os anos de 1982 a 1986 (na época com o nome PLURIX) para o computador PEGASUS. Este computador foi construído também no NCE, e era baseado nos processadores MOTOROLA 68010/20. O sistema foi transportado em 1987 para o computador ICARUS, também baseado nestes mesmos processadores. Em 1994 foi iniciado o transporte para a linha INTEL de processadores (386, 486, Pentium), e desde 1996 o TROPIX já está operacional em PCs, sendo utilizado em diversos computadores. O TROPIX tem diversas utilidades, tais como o estudo/aprendizado/utilização de um sistema operacional de filosofia UNIX, o desenvolvimento de programas (“software”) e a implementação de servidores para a INTERNET .Além disto, é ideal para a utilização em cursos de sistemas operacionais, pois contém primitivas para processos “leves” ,memória compartilhada, semáforos a nível de usuário, dentre outros. Atualmente, o desenvolvimento e manutenção do TROPIX estão sendo feitos por Pedro Salenbauch e Oswaldo Vernet. A distribuição do TROPIX é gratuita, e a parte básica consiste de 2 disquetes de 3½” .
Fonte: 
http://www.persocom.com.br/cariri/Raul%20Dinoa%20Costa%202.1.4.6.1.3.3.html
http://allegro.nce.ufrj.br/tropix/index.html 
acesso em novembro de 2002

Posso ajudar?