Patim de Rolos

A invenção se destina ao uso geral em movimentação de cargas de grande porte como equipamentos e/ou estruturas em planos horizontais ou ligeiramente inclinados, em particular quando se necessita de elevado grau de precisão no posicionamento final e deslocamentos suaves a baixa velocidade.


Para movimentação de cargas de grande porte em planos horizontais existem no mercado diversos dispositivos, entre os quais se destacam os roletes tipo Hilman, os colchões de ar e os colchões de água. Os roletes tipo Hilman, também conhecidos como “tartarugas” consistem de uma série de rolos de diâmetros reduzidos, unidos entre si, formando uma “lagarta” semelhante as que movimentam tratores, guindastes e certos veículos de combate. Esses rolos são sustentados por duas chapas laterais soldadas a uma chapa central, em torno do qual giram os rolos e a lagarta formada pelos mesmos. Os roletes tipo Hilman entretanto exercem excessiva pressão sobre a superfície de apoio, sendo comum a formação de depressões sobre a mesma, aumentando sobremaneira o esforço de tração exigido.

Os colchões de ar e água são dispositivos compostos de uma estrutura plana, rígida e de baixíssima altura, que se apoiam sobre uma peça de borracha, adquirindo o formato aproximado de toro circular, quando pressurizado por ar ou água. Essa peça de borracha, continuamente alimentada por ar ou água pressurizada, permite um escapamento parcial do fluido nela admitido, entre esta e a superfície onde se apoia, promovendo a sustentação da carga e a formação de uma película lubrificante que minimiza o atrito. O principal inconveniente destes dispositivos é o elevado grau de acabamento requerido para a superfície de apoio (metálica ou não) sobre o qual se desloca o colchão, que não deve apresentar irregularidades ou fendas, mesmo que discretas, sob o risco de rasgá-lo ou furá-lo.

O patim de cargas de grande porte apresenta como vantagens um deslocamento suave, baixa pressão sobre a superfície metálica de apoio e utilização de quaisquer equipamentos de tração desde que compatíveis com o esforço necessário. O patim de rolos consiste de dos rolos sólidos, sendo que cada rolo contém em seu plano transversal de simetria, em entalhe. Nas extremidades dos rolos existem convenientes reduções de diâmetros para permitirem a fixação das capas internas dos rolamentos de rolos, cujas capas externas são fixadas nos furos das chapas laterais. Estas duas chapas laterais tem espessura suficiente para alojar os rolamentos, resistir às solicitações mecânicas exigidas em serviço e permitir ainda à fixação de outros componentes a mesma. Quando em uso, o conjunto montado, denominado patim de rolos, rola sobre uma pista metálica plana, denominada superfície metálica de apoio, sobre a qual se acha fixada através de solda por pontos, uma guia central constituída de vergalhão com diâmetro conveniente, do tipo normalmente usado em construção civil. Considerando que as peças de grande porte a serem transportadas possuem peso e volume elevados, estas devem ser apoiadas em número suficiente de patim de rolos, conforme necessário ao equilíbrio e à correta distribuição das cargas.

 

Fonte:

Revista de Furnas, ano XXVI, edição 272, novembro de 2000

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