Pâncreas Biônico: um projeto inovador na área médica!

Manual ou automaticamente, o projeto desenvolvido por um médico brasileiro permite ao paciente e Medico/cuidadores/familiares o monitoramento, controle e tratamento da taxa de glicose no sangue, permitindo ainda a imediata aplicação de glicose, para casos de hipoglicemia!

Muitos sabem que a Hipoglicemia ocorre quando a taxa de glicose no sangue diminui para valores inferiores ao normal. Com a diminuição da glicose, as células cerebrais carecem de energia. E as demais células do corpo conseguem obtê-la através da quebra de gorduras e proteínas que estão armazenadas.

Infelizmente, muitas vezes quando os pacientes apresentam hipoglicemia, em especial aqueles que fazem uso de insulina, eles mesmos não tem a percepção de estarem entrando em hipoglicemia, pois um dos principais sintomas é a confusão mental, desmaios e a impossibilidade de reação ou autoatendimento por parte do paciente, podendo entrar em coma e até chegar a óbito.

Frequentemente esses pacientes sofrem acidentes em casa ou mesmo no trânsito ao terem crises hipoglicêmicas. Isso é um perigo, não só para o paciente, como também para todos que estão ao seu redor.

Após anos pesquisando sobre este mercado, o médico de profissão, Dr. Claudio Afonso Ambrósio, se tornou também inventor e se afiliou à Associação Nacional dos Inventores (ANI), onde recebeu auxilio para impulsionar a nível comercial o seu projeto denominado “Pâncreas biônico”. Trata-se de um aparelho eletrônico que permite o controle e tratamento das hipoglicemias em pacientes diabéticos em uso de insulina ou hipoglicemiantes orais (Pílulas).

O aparelho é fixado no corpo (por fora) do paciente e além de dosar a quantidade de glicose circulante no sangue em períodos pré-programados, injetará a glicose quando necessário para o paciente.

O projeto é constituído basicamente de 3 itens que fazem todo este controle e comando, são eles: um aparelho similar a uma bomba de insulina, a fim de injetar as doses de glicose de forma manual ou automática; um “link externo” que será ligado ao primeiro equipamento já citado, dosando a glicose em períodos pré- definidos, e  terceiro que enviará o comando de aplicação de glicose conforme a dosagem necessária.

De acordo com o inventor, o projeto é realmente inovador na área médica e promete salvar muitas vidas, “Caso o nível da glicose corporal baixar, o próprio aparelho emitirá um alarme sonoro, avisando ao paciente para dar o comando manualmente da injeção, e/ou aplicando automaticamente a medicação, além de enviar mensagens e ligações para o medico/cuidadores e/ou parentes pré programados. Assim, todos conseguirão saber a todo instante se o nível de glicose dele está bom e regulado, evitando os efeitos indesejáveis da hipoglicemia e claro, evitando também qualquer tipo de acidente futuro.”, afirma Dr. Claudio.

Este projeto foi desenvolvido após muitos estudos e atualmente o Dr. Cláudio tem um protótipo totalmente funcional para quem quiser conhecê-lo. Este protótipo encontra-se na própria sede da ANI, em São Paulo.

Apesar do protótipo estar funcionando perfeitamente, o inventor está em busca de parceiros e empresas para desenvolver o produto final, que poderá ser cabível de aperfeiçoamentos, e assim então, colocá-lo no mercado.

Site: www.inventores.com.br

Posso ajudar?