Nuteral Balance

Laboratório do Ceará define estratégia de venda para seu novo produto contra o excesso de peso, 100% natural. Sem alarde, a Nuteral – Indústria de Formulações Nutricionais, instalada em Fortaleza (CE), resolveu enfrentar o desafio do mercado de produtos contra a obesidade, com um novo produto que embute ingredientes essenciais para o equilíbrio do organismo. O Nuteral Balance, novidade que começou a sair da linha de produção da fábrica cearense em outubro passado, é uma nova abordagem para o problema de excesso de peso, segundo o presidente da empresa, Augusto Guimarães, PhD em nutrição humana, agora empenhado na definição da estratégia de vendas. O produto, constituído por ingredientes 100% naturais, adoçado com estévia e instantâneo, tem formulação exclusiva, que objetiva recuperar a condição nutricional do obeso. “Promove o controle ou perda de peso, oferecendo nutrientes específicos para prevenção de doenças crônicas degenerativas, comuns nessas pessoas”, informa Guimarães. Funciona como coadjuvante, por exemplo, no tratamento de pacientes com câncer, diabetes, mau colesterol, além de regular o intestino. Segundo o doutor Guimarães, a obesidade requer tratamento complexo, pois torna a pessoa vulnerável a uma série de outras doenças. “E a questão vai além de apenas substituir algumas refeições”, afirma ao dizer que o Brasil tem hoje cerca de 36 milhões de obesos.

 

A novidade, resultado de 3 anos de pesquisa, chega ao mercado depois de 10 anos de profunda avaliação. “Relutamos não apenas em função da complexidade tecnológica, mas também da falta de entendimento das pessoas em relação aos produtos contra a obesidade”, diz. Conforme Guimarães, o Nuteral Balance é dirigido a um segmento muito específico na área de controle de peso, mas que tem um conceito técnico nutricional totalmente inovador em seu segmento. “Basta dizer que contém ácidos graxos específicos, pois a proposta não é apenas oferecer um produto para controle de peso, mas uma solução nutricional que promova a saúde das pessoas”, reforça. Desenvolvido pela equipe de pesquisadores e nutricionistas da empresa, o Balance contém ingredientes do Neofiber – outro produto da Nuteral lançado em 2004 – mix de sete fibras, que promove a sensação de saciedade, reduzindo o armazenamento de gordura, auxilia o controle da glicemia e da lipemia, e melhora a flora intestinal. O Balance, palavra que significa equilíbrio, vem em forma de pó, nos sabores baunilha e pêssego, tem 60% de fibras solúveis e 40% de insolúveis. A composição inclui polissacarídeo de soja, inulina, frutooligossacarídeos (Fos), fibra isolada da aveia, amido resistente e goma arábica e goma guar. Esses ingredientes têm alta eficiência nutricional, agindo em toda a extensão do trato gastrintestinal e simulando as fontes de fibras da alimentação”, explica. Cada embalagem de 450 gramas corresponde a 18 refeições e a modulação obedece às necessidades diárias de ingestão de fibras necessárias ao consumo de uma pessoa adulta.

A empresa, ex-incubada do Parque de Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade Federal do Ceará, tem 13 anos de mercado. Seu catálogo reúne 38 produtos, entre dietas enterais ou orais, da linha Total Nutrition, de alta hospitalar, a Reabilit e de módulo, a Maxi, Neofiber e TCM. Junto com os demais fabricantes do setor, a Nuteral compõe o grupo que disponibiliza 500 novas fórmulas nutricionais – como terapia nas áreas de pediatria, hepatologia, nefrologia (com ou sem diálise), imunologia, pneumologia, entre outras. “Costumo dizer que estamos conectados com a qualidade de vida”, diz o empresário. Só em 2004, a Nuteral encaminhou ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial sete patentes. Iniciou ainda a ampliação da área física da empresa, que vai passar de 1,4 mil m² para 2,4 mil m² construídos, obra com previsão de ser concluída em fevereiro, e resultado de investimentos da ordem de R$ 600 mil. “Depois desta expansão vamos construir uma nova fábrica”, diz o empresário, que antes espera consolidar os negócios no Sudeste.

 

Fonte:

JORNAL GAZETA MERCANTIL DATA: 29/12/04 ON-LINE Nuteral entra na guerra contra a obesidade, por Adriana Thomasi

Posso ajudar?