Nosso inventor está entre os selecionados para o super Acelera Fellowship FIESP – 2017

Saiba mais sobre o projeto que permite aprender música desenhando.

O inventor junto a (Associação Nacional dos Inventores) A.N.I esteve entre os selecionados do ano de 2016 que o fez participar desta próxima edição, acreditamos muito neste inovador e interativo produto que é a “PiMu”.

A “PiMu” é uma lousa de desenho musical que é acionada com tinta guache

Se já nascemos sabendo apreciar música, o mesmo não acontece com a habilidade de tocar um instrumento. Além de educar o ouvido, é preciso aprender uma nova linguagem para tocar e criar as próprias composições. Com isso em mente, o arte-educador Vitor Moreira, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu  a “PiMu“, uma lousa de desenho musical, para tornar mais divertido tanto o aprendizado de tocar um instrumento, como o processo de compor as primeiras canções.

A “PiMu” funciona por meio de um sistema de fechamento de circuitos, no qual a tinta é agente conector. O protótipo possui vários pontos musicais espelhados pela lousa, que podem ser ativados por meio de tinta guache adaptada, o computador integrado à “lousa” interpreta a imagem como som. “A tinta foi adaptada para ficar mais condutiva. Se ela é apagada, quebra o circuito e o som é interrompido”, explica Vitor.

O objetivo da “PiMu” é motivar o aluno durante a o aprendizado musical: “Para uma pessoa ter uma produção musical, ela leva uns dois anos, entre domínio do instrumento e teoria. No Brasil, não temos um ensino de música forte: os compositores brasileiros são, em sua maioria, autodidatas.  Com a ‘PiMu‘ possibilitamos que o aluno crie uma música desde o início do aprendizado. E simultaneamente, ele vai aprendendo as notas, as harmonias, etc. Isso ajuda bastante porque eles vão se sentir engajados e empoderados para continuar a estudar”, destaca o inventor.

A inspiração para a “PiMu” partiu da necessidade de Vitor em descobrir novos métodos de ensino da música para seus alunos: “Fui estudar como todos são capazes de fazer música com o corpo, algo que todos nascemos e é tão musical por natureza. Barulhos, ritmos do coração, respiração… Eu só quero potencializar a música que existe em todos”. Ao combinar os conceitos da “música corporal” com as artes plásticas, nasceu a “PiMu“.

O público-alvo do invento são educadores, arte-educadores, pais, crianças e amantes da música.

Vitor já registrou a “PiMU” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e atualmente busca investidores para produzir e comercializar seu produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Para votar: http://superacelerafiesp.com/vote/40

Fonte dos selecionados: http://www.fiesp.com.br/

Posso ajudar?