Motor de Frenagem Ótima

A WEG acaba de patentear um novo método de frenagem de motores elétricos com inversores de frequência, que dispensa o uso de resistores. A invenção recebeu o título “Method of braking a vector controlled induction machine, control device for carrying out the method and storage medium”. A invenção foi certificada nos Estados Unidos, pelo Serviço de Marcas e Patentes do governo, e vale para qualquer mercado onde sejam utilizados inversores de frequência WEG linha CFW – 09.



Produtos com esta tecnologia dispensam o uso de resistores de frenagem, comumente utilizados nos inversores para a desaceleração dos motores, reduzindo o custo do produto pela dispensa dos resistores de frenagem. Esta invenção resulta do forte e permanente investimento da WEG na capacitação de pessoal e em pesquisa e desenvolvimento de produtos dotados de tecnologia de ponta, com destaque para inversores de frequência utilizados no acionamento de motores elétricos de indução. Os avançados e originais princípios tecnológicos desta invenção estão incorporados na função “Optimal Braking” ou “Frenagem Ótima”. Esta tecnologia permite a frenagem do motor com torque maior do que aquele obtido com métodos tradicionais, como a frenagem por injeção de corrente contínua, comumente utilizado. 
Com a tecnologia “Optimal Braking”, tanto as perdas totais no motor como as perdas no inversor são utilizadas para obter um torque de desaceleração da carga mais elevado, possibilitando acionamentos com alta performance dinâmica sem o uso do resistor de frenagem e evitando o desligamento do inversor pela atuação da proteção de sobretensão. 


Fonte: http://www.weg.com.br/ 
acesso em fevereiro de 2003


Posso ajudar?