Microscópio Ótico Estereoscópico

O Depto. De Ciência dos Materiais e Metalurgia da PUC-Rio, em parceria com a empresa Novacom, está desenvolvendo, com recursos do Fundo Verde e Amarelo, do MCT/Finep, um protótipo de microscópio ótico estereoscópico para observações em altas temperaturas. Até hoje, grande parte da observação de amostras resultantes dos processos realizados em altas temperaturas é feita através de microscópios tradicionais, que operam em temperatura ambiente, sendo, portanto, incapazes de proporcionar a visualização das reações in situ, ou seja, enquanto ocorrem.

 

Ao mesmo tempo, apesar de alguns equipamentos modernos já oferecerem a observação em temperaturas elevadas, estes, entretanto, ainda utilizam uma ótica clássica, o que possibilita somente a visão de um campo plano. ‘O protótipo PUC – Novacom constitui, portanto, uma inovação importante para a área de microscopia, aliando a visualização em altas temperaturas à estereoscopia em grandes aumentos’, explica o coordenador do projeto, professor Jose Carlos D’Abreu, do DCMM.

A nova tecnologia vai agregar ao sistema do microscópio, adequadamente refrigerado, um forno de alta temperatura, permitindo que a observação em 3D seja feita através de uma janela de quartzo. Adicionalmente, sistemas computacionais e servomecanismos, especialmente projetados para o protótipo, realizarão a compensação automática do foco, alterado em função do aquecimento das amostras. Finalmente, as imagens captadas por intermédio de câmeras digitais poderão ser registradas por meios convencionais ou ser processadas em microcomputadores. Para a realização deste projeto cooperativo, o projeto obteve, do Fundo Verde e Amarelo, um financiamento de cerca de R$ 400 mil.

 

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?Id=18096

Acesso em abril de 2004

Posso ajudar?