Máquina Circuladora De Ar

Trata-se de uma máquina que aumenta a vida útil de frutas, legumes, verduras e flores. Colocada em câmaras frigoríficas industriais, faz com que o ar circule por dentro dela e passe pelo grão, que absorve etileno, um hormônio natural que as próprias frutas produzem e acelera o amadurecimento. A composição do grão leva permanganato de sódio, que faz com que o etileno vire uma mistura de CO2 e água. A eliminação do etileno já retarda o processo de amadurecimento da fruta e o CO2 produzido auxilia na conservação. O produto se origina de uma versão internacional que não utiliza permanganato de sódio.

A Agroprotege, empresa incubada desde 2006 no Cietec – Centro de inovação, empreendedorismo e tecnologia, desenvolveu a máquina circuladora de ar, até então importada, que usada em conjunto com o produto inovador absorvedor de etileno granulado também da empresa, aumenta em até 160% a vida útil de vegetais após a colheita. De acordo com Fernanda Alvarinho, engenheira química e diretora da Agroprotege, a máquina foi desenvolvida para neutralizar o ar de câmaras frigoríficas e de áreas de armazenagem de frutas, verduras, legumes e flores, como supermercados e quitandas. O objetivo é aumentar a durabilidade desses produtos, evitar a mistura de odores, controlar a umidade e manter o ambiente livre de microrganismos como fungos, bactérias e ácaros.

 

“O equipamento elimina a concentração de gases como o etileno (C2H4), hormônio natural que provoca o amadurecimento dos alimentos e plantas”, explica a diretora. A profissional completa que ao retirar o C2H4 que circunda as plantas no ambiente, é possível aumentar a conservação dos alimentos. Além disso, o absorvedor pode ser usado também em produtos orgânicos, porque é totalmente livre de agrotóxicos e ecologicamente correto. Ainda segundo a diretora, hoje, a Agroprotege está desenvolvendo uma máquina de uso doméstico para purificar o ar do ambiente, que também retira odores, como fumaça provocada por cigarros, e elimina fungos, bactérias e ácaros. “O nosso novo produto irá funcionar com refil em forma de cartuchos que serão trocados aproximadamente a cada três meses”, adianta. As informações são da assessoria de imprensa da Agroprotege.

Invenção da engenheira química e empresária Fernanda Alvarinho, 33 anos, e seu pai, o engenheiro metalúrgico Silvio Alvarinho, 64 anos. Juntos, eles fundaram a Agroprotege, empresa incubada desde 2006 no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC). A ideia da máquina surgiu quando eles notaram que os produtores de limão estavam com dificuldade de vender para os países da União Europeia, que não aceitam as frutas amareladas. O investimento inicial foi de R$ 30 mil. A duração dos alimentos pode se prolongar por vários meses. Em uma câmara de maçãs, por exemplo, os frutos permanecem em boas condições por até oito meses. Sem a ajuda das máquinas, as frutas durariam cerca de cinco meses.

 

Fonte:

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81891-17153,00-MAQUINA+CIRCULADORA+DE+AR.html

http://www.agrocim.com.br/noticia/produto-aumenta-em-ate-160-a-vida-util-de-vegetais-apos-a-colheita.html

http://www.cietec.org.br/index.php?Id1=30&id2=342

Acesso em janeiro de 2010

Posso ajudar?