Lavagem de Roupas com Ozônio

Em tempos de crise energética, o uso do ozônio em lavagem de roupas pode ser uma alternativa a se pensar. Apesar de no Brasil ter-se como ideia difundida a de que o ozônio não deu certo em lavanderias em países da Europa e nos EUA, quando procuramos em outras fontes não é bem isso o que percebemos. O custo de implantação de um sistema de lavagem com ozônio ainda é alto, mas pode trazer redução de custos em vários aspectos. É sabido que o ozônio é um poderoso destruidor de bactérias e vírus, e capaz de destruir partículas de sujeira de diversos níveis, e ainda desodorizar o tecido. Isso tudo a baixas temperaturas. Pensado nestas características, ele se mostra eficaz e eficiente para uso inclusive em lavanderias hospitalares, onde o grau de sujeira e contaminação é alto. Se o ozônio trabalha melhor em baixas temperaturas, então deve-se considerar uma significativa economia de energia, que nos métodos tradicionais é gasta para aquecer a água.

 

Além disso, deve-se levar em conta a redução do uso de produtos químicos, como o cloro. O que minimiza também o desgaste da roupa no processo de lavagem e secagem, elevando a vida útil do enxoval. Com a redução de produtos químicos, reduz-se também o uso de água para enxágue, e a quantidade de resíduos, tanto no tecido, como na água, proporcionando a possibilidade de reuso da mesma, e a diminuição de agentes causadores de alergias e irritações no tecido limpo, o que torna o ozônio ainda mais adequado para ser usado em lavanderias hospitalares. Esses aspectos do sistema de lavagem com ozônio devem ser ponderados quando se pensar em alternativas mais eficientes do ponto de vista energético, ou menos agressivas ao meio ambiente, para lavanderias industriais. Apesar de seu alto custo, é possível estudar uma relação custo-benefício mais adequada que nos processos convencionais. Pesquisando sobre o assunto em outros países, pode-se perceber que o uso do ozônio vem crescendo, porém ainda utiliza-se em maior escala o processo convencional, dado ao seu baixo custo inicial. Mas pode-se perceber também uma tendência dos governos a estimular a utilização de processos menos agressivos ao meio ambiente, pois este é um caminho mais coerente em tempos de crise de recursos naturais.

Um processo e equipamento para lavagem de produtos maleáveis e conjunto para dissolução de ozônio em um fluido. A presente invenção refere-se a um processo para a lavagem de produtos maleáveis, mais especificamente, roupas e tecidos, em que grandes quantidades de ozônio são adicionadas na água de lavagem. A invenção refere-se ainda a um equipamento para a realização do processo, o qual compreende lavadora , uma bomba para transferência de água recuperada para ataques de armazenamento de água já utilizada, estando os ditos tanques, conectados a lavadora , um gerador de ozônio conectado a uma rede de recirculação de água de lavagem, uma bomba disposta na rede para a recirculação da água de lavagem, um filtro , disposto, no sentido do fluxo da água, antes da bomba e um sistema exaustor de ozônio, consistindo basicamente a novidade em que na rede está disposto um conjunto de dissolução de ozônio na água, o qual é constituído por um sistema de venturis, e em seguida a este, no sentido do fluxo da água, por um reator tubular e umas câmaras de contato.

 

Fonte:

http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm

http://www.cabearquitetos.com.br/ozonio.html

 

acesso em maio de 2002

Posso ajudar?