Lacre para Conservas

Na área de fechamentos metálicos para alimentos, a tecnologia Abre-Fácil, em que um selo de vedação é aplicado num orifício central da tampa, vem se projetando em novos nochos e ampliando a participação nos já conquistados. Com isso, a Metalgráfica Rojek, detentora da patente do sistema (PI9101018-7), mantém 80% de participação no mercado. A empresa disponibiliza a Abre-Fácil nos diâmetros 67mm e 74mm, aplicáveis em copos de vidro e latas de aço, respectivamente. No segmento de copos, onde são acondicionados principalmente lácteos cremosos, produtos em conserva e geleias, 90% das embalagens têm tampas Abre-Fácil.

A tecnologia também está presente em potes de vidro, onde se verifica a crescente substituição das tampas com garras pelo sistema desenvolvido pela Rojek. “Isso está ocorrendo graças a algumas vantagens incontestáveis das tampas Abre Fácil, como a total facilidade e a segurança de abertura”, salienta Reinaldo Rojek, diretor superintendente da Rojek.


Aos 83 anos, com 70 anos na indústria metalúrgica e nenhuma formação acadêmica – concluiu apenas o curso primário – Arnaldo Rojek fez grandes conquistas, montou em 1963 a Metalgráfica Rojek, empresa paulista que hoje emprega 700 pessoas. A história da Metalgráfica Rojek é reflexo da trajetória de seu fundador, um brasileiro de Jundiaí que começou a vida profissional aos doze anos, ao lado do pai, um descendente de húngaros que trabalhava como mecânico na Companhia Paulista de Estradas de ferro. Rojek ficou na empresa até os 24 anos, acumulando know how passado por profissionais ingleses. Foi nela que fez o curso de desenhista mecânico, decisivo para suas atividades. Seu ingresso na indústria alimentícia aconteceu a seguir. Como mecânico na Cica (hoje uma empresa do grupo Unilever) Arnaldo acompanhou a montagem de várias unidades da companhia e passou a ganhar cada vez mais know how na produção de latas. Aos 35 anos foi convidado a ser sócio da Laticínios Mococa e do banco F.Barreto na criação de uma metalúrgica projetada para produzir latas para a fábrica de laticínios. Logo depois, também foi procurado pela família Pauletti, que começava a montar uma fábrica de conservas Etti (hoje marca da Parmalat) na região. Às atividades na Mococa, Rojek somou então as de diretor industrial da Etti. Para enfrentar os concorrentes, a Pauletti lançou o extrato de tomate em vidro, em formato de copo, para ser reaproveitado. Como só havia uma empresa que produzia as tampas para os vidros, Arnaldo decidiu montar uma metalúrgica de tampas para suprir a Pauletti. Assim em 1963, nascia a metalgráfica Rojek e as primeiras invenções patenteadas por Arnaldo Rojek.

 

Fonte:

http://www.rojek.com.br/

http://www.maassociados.com.br/pesq_bcdados3_d.htm

Acesso em janeiro de 2002

http://www.apeal.org/Contents/Base07.html

Acesso em junho de 2005

Posso ajudar?