Isolador Térmico de Tanques de Armazenamento

Aos 47 anos o estudante de Engenharia Mecânica Murilo Pessoa de Oliveira conclui sua segunda graduação ostentando uma proeza de fazer inveja: é autor de 31patentes registradas em 19 países com tecnologia voltada para o isolamento térmico de tubulações de altas temperaturas. Mas na família de Murilo ser engenheiro não é prerrogativa apenas dele: a filha Renata também cursa Elétrica e se forma no próximo ano. Já a mulher Maria Helena é graduada no curso desde 1998 pela UNIFOR. A atração pela mecânica vem da época de adolescente, quando cursou em Recife o curso ginasial industrial. Depois concluiu o curso de Mecânica da então Escola Técnica Federal do Ceará. Mas foi na Petrobras, empresa onde atuou por 16 anos, que recebeu uma sólida formação e adquiriu experiência na área de projetos de refinarias e plataformas de petróleo. Ao entrar na UNIFOR, em 1993, Murilo resolveu sair da companhia de petróleo para se dedicar aos estudos e à empresa que criaria no ano seguinte. Até agora ele não se arrependeu. Na empresa, especializada em sistemas e soluções, trabalha ao lado da filha e da esposa. Pragmático, o novo engenheiro defende que os conhecimentos apreendidos devem ser simplificados em ideias e inventos que possam de alguma forma contribuir para mudar a realidade. Murilo argumenta que estudar engenharia foi indispensável para o desenvolvimento de inúmeros projetos que se tornaram inventos e já foram patenteados, rendendo-lhe até hoje ‘‘royalties’’.

Atualmente Murilo Pessoa é Diretor da empresa de Consultoria Proindus – Consultoria e Projetos Ltda situada no Rio de Janeiro prestando serviços na área de isolamento térmico. De 1994 a 2004 foi proprietário da empresa Kaopipe – Serviços de manutenção Ltda em Fortaleza chegando a ter 220 empregados, com filial em Alto dos Rodrigues no Rio Grande do Norte, que fabricou equipamentos para a área de petróleo. Esta empresa desde julho de 2004 está inativa. Foi funcionário nível médio da Petrobras até 1993 constando como inventor em diversos pedidos de patente. Em 1997 se formou em engenharia elétrica. Vem trabalhando com tecnologia de interesse de diversas multinacionais nunca antes desenvolvida por outra empresa. Segundo especialistas da Petrobras a tecnologia desenvolvida pelo inventor em questão é inovadora e o engenheiro tem mérito para ser destacado como exemplo de empreendedor nacional.

Ao descrever suas patentes Murilo afirma: “Todos estes produtos foram desenvolvidos de acordo com minha formação acadêmica, como engenheiro mecânico e especialização em transmissão de calor, visando a obtenção da conservação de energia térmica que é atualmente um dos maiores desafios do homem, pois a escassez de fontes de energia e o mau uso das existentes tem levado o homem a buscar desenfreadamente meios eficientes para a conservação de energia desenvolvendo e utilizando novas tecnologias, alterando hábitos, implantando novos procedimentos, impondo leis e normas de conduta, etc”

Entre os produtos comercializados destacam-se os dispositivos NOCONVECTION, recicláveis, reutilizáveis e não irritam a pele/olhos, são ideais para tubulações e equipamentos e estão substituindo com vantagens os isolantes térmicos convencionais cujas tecnologias existem a mais de 60 anos como silicato de cálcio, lã de rocha, fibra de vidro, etc cujo mercado no Brasil atinge cerca de US$ 100 milhões/ano. A patente descreve sistema de isolamento térmico com calhas longas isolantes poligonais autoportantes com blindagens térmicas metálicas cilíndricas e lacunas de ar que são peças de aço inoxidável alumínio ou material termoplástico extrudadas, frisadas ou nervuradas, e seção transversal em forma de um arco derivado de um polígono regular possuindo uma superfície interna (côncava), uma fina camada isolante fibroso, que protege mecanicamente as blindagens térmicas metálicas.

 

O ar normalmente não é encontrado na natureza num estado de total estratificação, ou seja, parado, pois sempre existem correntes convectivas atuando, proporcionadas por camadas de diferentes densidades ou por ação externa como a diferença de pressão entre regiões, ventiladores e exaustores, o que provoca a transferência de calor por convecção térmica. A imobilização do ar num espaço confinado é obtida com o equilíbrio entre as forças viscosas e as forças de inércia que existem nas camadas-limite adjacentes às superfícies quentes ou frias. Matematicamente isto se comprova calculando-se os números adimensionais de Rayleigh (John William Strutt,1842-1919) e de Nusselt (Ernst Kraft Wilhelm Nusselt,1882-1957). Os dispositivos metálicos NOCONVECTION foram desenvolvidos para obter com segurança a estratificação do ar, além da minimização da radiação térmica nos seus espaços anulares, em função de suas formas geométricas e do equilíbrio das correntes convectivas, mantendo a quantidade máxima de ar parado entre as suas partições metálicas e o revestimento externo em alumínio, aço galvanizado ou inoxidável. Enquanto os isolantes tradicionais devido à maior densidade absorvem parte da energia proveniente do ambiente ou da tubulação e equipamentos, com os dispositivos NOCONVECTION isto praticamente não ocorre e possibilita a tão almejada padronização dos sistemas de isolação térmica em quaisquer temperaturas.

 

Murilo Pessoa fala das dificuldades encontradas na comercialização de suas invenções: “As barreiras mais difíceis, no entanto, se encontram basicamente na descrença de parcel de empresários brasileiros na capacidade inventiva do próprio brasileiro valorizando demasiadamente tecnologias e/ou produtos importados, pois a princípio imaginam intimamente que o que fazemos ou inventamos no Brasil não seja confiável, até que provemos exaustivamente o contrário … o inventor brasileiro praticamente se obriga a se tornar empresário para que suas invenções possam ser reconhecidas e respeitadas gerando um processo gradativo de interesse por parte de outras empresas visando a exploração comercial dos mesmos tendo como contrapartida um valor mais justo das comissões/royalties a serem pagos ao titular das patentes, o que dificilmente ocorreria caso a comercialização das tecnologias fosse feita a partir apenas da simples apresentação de documentos ou de pequenas amostras dos produtos, sem comprovar a efetiva aplicação dos mesmos nos diversos segmentos”.

 

Especializado no desenvolvimento de soluções para isolamento térmico de tubulações de altas temperaturas, o engenheiro mecânico Murilo Pessoa de Oliveira é autor de 42 patentes registradas no Brasil e no exterior. Entre os produtos criados, destacam-se os Dispositivos Metálicos de Estratificação de Convecção Térmica. Trata-se de estruturas mecânicas que, aplicadas em tubulações, não liberam pós ou fibras para o ambiente. Assim, o manuseio do material não irrita a pele e olhos dos trabalhadores. Formado na Universidade de Fortaleza, Murilo foi funcionário da Petrobras por 16 anos, onde atuou diretamente na área de projetos de refinarias e plataformas de petróleo. Hoje, a empresa utiliza inovações patenteadas pelo inventor em cerca de 110 km de tubulações.

 

Fonte:

http://diariodonordeste.globo.com/2001/07/06/010047.htm

acesso em julho de 2005

http://www.finep.gov.br/premio/fotos_brasilia_final_2005/julgamento/pages/Foto%20João%20Luiz-FINEP%2048_jpg.htm

acesso em outubro de 2006

http://www.finep.gov.br/imprensa/folha_inovacao//FI025.pdf

acesso em junho de 2008

Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em junho de 2008 para composição desta página

Posso ajudar?