Inventores criam “visor de água” para bombas d’água

Produto permite identificar a presença de ar no sistema e assim prolongar a vida útil das bombas d’água

As bombas d’águas são equipamentos essenciais em prédios, residências e até mesmo na agricultura de pequeno porte. Mais do que o custo do aparelho em si, sua ausência prejudica o abastecimento e impacta intensamente o bem-estar dos usuários e até produtividade. Marilena Salles Cardoso dos Santos e Marco Antônio Cardoso dos Santos, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveram o “visor de água” , dispositivo que permite identificar a presença de ar no sistema da bomba d’água.

O “visor de água” é um dispositivo que funciona acoplado à parte superior das bombas d’água. Quando a bomba for ligada, a bola de borracha irá flutuar devido à presença de água dentro do visor. Se a bola não flutuar, significa que a água não está se deslocando no interior da cisterna, poço artesiano, etc. para a caixa d’água.

“O objetivo é permitir ao usuário identificar imediatamente a presença de ar no sistema e o elimine rapidamente, promovendo o aumento da vida útil da bomba d’água. O ‘visor de água’ irá funcionar como um indicador do bom ou mau funcionamento da bomba” , explica Marilena.

Segundo a inventora, o “visor de água” deverá ser vendido separadamente da bomba. O público-alvo do produto são em imóveis residenciais, comerciais e industriais e, também, em sistemas de irrigação para agricultura.

Marilena revela que a inspiração para o seu invento surgiu da dificuldade em detectar se a bomba d’água estava funcionando corretamente. “Se não estiver ‘puxando a água’, a bomba provavelmente irá queimar. Considerando que a bomba apresenta elevado valor de mercado, uma peça de baixo custo que permita resolver o problema é de fundamental importância”, comenta ela.

O “visor de água” já está registrado pelo inventor junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente Marilena e Marco Antônio procuram investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Site: www.inventores.com.br

Posso ajudar?