Inventor inova com carneiro hidráulico de pequeno porte

Equipamento permite o reaproveitamento da água por pequenos empreendimentos

Mais da metade dos mananciais que abastecem a capital paulista está com um alto nível de fragilidade ambiental, o que compromete sua capacidade de fornecer água potável para os cerca de 20 milhões de habitantes da região. Por essa razão e pela falta de investimentos públicos de vulto, o risco de crise hídrica continuará assombrando a população por um longo período. Preocupado com a questão, Ademir Dahmer, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu o “novo carneiro hidráulico”.

O “novo carneiro hidráulico” é um dispositivo automático elevador de água. O fluxo de água passa pelo interior do mecanismo e, quando a velocidade desse fluxo atinge o índice predeterminado, uma válvula interrompe o processo.

“A energia cinética da água toda, tanto a do corpo da bomba quanto a da canalização, determina na bomba um golpe violento. Esse golpe é suficiente para empurrar uma certa quantidade de água a uma boa altura, sendo recolhida numa caixa d’água. Assim, o ‘novo carneiro hidráulico’ transforma a energia cinética em energia potencial. Seu rendimento hidráulico é pequeno. É um projeto inovador, se adapta em qualquer local, não utiliza energia elétrica, somente a pressão da gravidade tornando ele sustentável. ”, explica Ademir.

O público-alvo procurado por Ademir são indústrias focadas no setor agrícola, na construção civil e fabricantes dos modelos tradicionais de carneiros hidráulicos.

O “novo carneiro hidráulico” já está registrado pelo Ademir junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Hoje, ele busca por investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Saiba mais – Confira matéria sobre o “novo carneiro hidráulico” realizada pelo programa “Ideias & Invenções” da ANI.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Site: www.inventores.com.br

Posso ajudar?