Inventor cria “Cabo de Economia” para aparelhos que operam em modo de espera

O “Cabo da Economia” é uma solução prática e de baixo custo ao usuário

O Instituto Akatu aponta que aparelhos ligados em modo de espera são responsáveis por até 12% do consumo energético de uma residência. Atento à essa questão, o engenheiro goiano Antônio Marcelo Guimarães Dutra, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou o “Cabo da Economia“, uma solução prática sustentável para os consumidores finais.

O “Cabo da Economia” é um fio com um conector macho em uma extremidade para ligação com a tomada e um conector fêmea na extremidade oposta para ligação com os aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Um interruptor é posicionado em qualquer posição entre os dois conectores para facilitar a interrupção do consumo de energia dos aparelhos quando em modo stand-by. “Basta acionar o interruptor para cessar o consumo de energia”, destaca Antônio.

O invento tem baixo custo de confecção e permite a economia do consumo de energia ao alcance das mãos do usuário.  “Imagine se toda vez que sair ou chegar em casa fosse necessário afastar os móveis para acessar as tomadas?”, comenta o inventor.  O “Cabo da Economia” ainda pode ser fabricado em vários tamanhos, materiais e cores, de modo a harmonizar com a decoração do ambiente.

O pai do inventor foi a inspiração para o “Cabo da Economia” . Tendo o lema:  “Devemos economizar o máximo possível”, ele, além de desligar o aparelho de tevê, desconectava o plug da tomada. “Porém, além do aparelho de tevê, ele ainda temos um o receptor da antena parabólica e receptor de tevê a cabo. As tomadas são de difícil acesso porque ficam atrás de uma prateleira. Para facilitar a vida dele, montei um cabo com interruptor entre os conectores macho e fêmea – isso resolveu o problema do consumo de energia dos aparelhos em modo de espera e foi a primeira versão do meu invento”, conta o inventor.

O “Cabo da Economia” já está registrado pelo inventor junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Antônio procura, hoje, por investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento, bem como por formação de sociedade.

Saiba mais – Confira a matéria que o programa Ideias & Invenções, da ANI, realizou sobre o “Cabo da Economia” de Antônio Marcelo Guimarães Dutra.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Site: www.inventores.com.br

Posso ajudar?