Inventor cria acessório para facilitar a coleta de material biológico para exames

Inventor cria acessório para facilitar a coleta de material biológico para exames

O produto reveste o vaso sanitário e conta com um compartimento para receber o material biológico e facilitar a transferência para os recipientes padronizados

Coletar material biológico para exames laboratoriais requer alguma destreza dos pacientes. Quando se trata de uma criança, então, é trabalho dobrado pra recolher o material sem fazer sujeira. Charles Henrique Correa, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), decidiu criar uma solução prática para a questão e assim desenvolveu o “Easy“.

O  “Easy” é um invólucro plástico com um compartimento interno para coleta de material para exames de fezes e urina. Ele reveste o assento do vaso sanitário e é fixado nas laterais por meio de material adesivo. Assim, o usuário faz normalmente suas necessidades e o material é armazenado no “Easy“.

“O segundo passo é o usuário proceder de forma convencional, separando uma parte da amostra em um pote ou tubo apropriado para ser entregue ao laboratório”, explica Charles.

O produto visa diminuir os riscos de contaminação da amostra durante a coleta, além de evitar que o usuário ou o vaso sanitário fiquem sujos durante o processo.

“O ‘Easy‘ ainda permite que o usuário tenha maior conforto, uma vez que ele poderá fazer suas necessidades da forma habitual”, observa o inventor.

O público-alvo de Charles são hospitais, laboratórios, fabricantes de produtos de plástico e embalagens.

O  “Easy” já está registrado pelo inventor junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Atualmente, Charles procura por investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Veja também: Inventor cria “segurador de panelas”, inovação que traz mais segurança à cozinha. 

 

Posso ajudar?