O primeiro aparelho de rádio

Pouca gente sabe, mas foi um brasileiro que inventou o primeiro aparelho de rádio no mundo. O padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que era cientista, físico e inventor, criou um aparelho transmissor de rádio, com as primeiras experiências realizadas em 1893, conforme noticiou na época o Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro. Prosseguindo suas experiências, o padre Landell efetuou uma transmissão com voz humana, em 1899, diretamente do Colégio Santana, em São Paulo, segundo notícia publicada no Jornal O Estado de São Paulo, em 10 de junho de 1900. Essas primeiras transmissões de rádio no mundo, foram, portanto, documentadas pelo noticiário jornalístico da época e são incontestáveis, verídica e oficialmente. Infelizmente, por falta de recursos, o padre brasileiro não patenteou seu invento notável.

Três anos depois da primeira experiência radiofônica do padre Landell, seu invento foi patenteado em Londres. Desse modo, ficou oficialmente para o mundo que Marconi foi o inventor do rádio! Mais uma injustiça contra os inventores brasileiros, como ocorreu com Santos Dumont, o inventor do avião, já que quem acabou ganhando a fama foram os irmãos americanos Whritt, numa história obscura. Aconteceu também com o padre Azevedo, brasileiro que inventou a máquina de escrever no século XIX. E quem foi divulgado como inventor foi Remington!
Frustrado e decepcionado com o não reconhecimento de seu invento, o rádio, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura adoeceu de tristeza, e anônimo, veio a falecer em Porto Alegre, em setembro de 1928, com 67 anos de idade.

Fonte: https://opopularmm.com.br/a-historia-do-radio-primeira-parte-n-510-22460

Leia também: Inventor conta a história por trás do lendário Post-it

Posso ajudar?