GRANDES INVENÇÕES CRIADAS POR BRASILEIROS!!!

Muitos duvidam que os brasileiros tenham criado alguma grande invenção, mas ao contrário do que pensam, já criamos muito por aqui.

Abaixo vamos listar algumas grandes invenções que foram criadas pelos brasileiros:

1 – O RÁDIO 

Roberto Landell de Moura foi um padre católico e inventor brasileiro. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radio emissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914.

2 – ESCORREDOR DE ARROZ 

A dona de casa Therezinha Beatriz Alves de Andrade cansada de ver sua pia entupida toda vez que lavava arroz, criou o utensílio em 1959. Três anos depois, o escorredor era exibido em feiras de utilidades domésticas e comercializado massivamente.

3 – WALKMAN 

O aparelho foi inventado por um alemão naturalizado brasileiro. A família de Andreas Pavel mudou-se para São Paulo quando ele tinha apenas seis anos e aos 27 anos, em 1972, ele criou o aparelho de som portátil, a que batizou de stereobelt. Após anos de brigas judiciais, o inventor e a Sony acabaram entraram em um acordo e a empresa reconheceu a autoria do invento.

4 – FOTOGRAFIA 

Em 1833 a fotografia pode ter sido inventada no Brasil, com um método diferente, por Antoine Hercule Florence, um francês que viveu aqui por muitos anos. Após vários experimentos – que incluíram até o uso de urina para fixar imagens -, Antoine desenvolveu uma chapa de vidro tratada quimicamente que capturava a imagem e depois podia passá-la para o papel. Esse feito permaneceu pouco reconhecido por décadas até que o historiador Boris Kossoy, da Universidade de São Paulo (USP), revelou a façanha no livro 1833: A descoberta isolada da fotografia no Brasil.

5 – CINEMA 3D

Em 1934 um italiano chegado ao Brasil com seis meses de idade, chamado Sebastião Comparato, criou dois modelos de projetores 3D e os apresentou no Rio de Janeiro. O projeto consistia em um pequeno equipamento que podia ser adaptado a projetores comuns e a uma tela especial. A imagem projetada era refletida por um espelho e o processo criava a sensação de que a imagem estava passando em um espaço vazio, como uma espécie de palco de teatro.

Se interessa por novidades no mundo, em invenções que podem ser úteis e tendência no mercado? Então, não deixe de nos acompanhar para ficar por dentro das criações no mercado comercial de invenções.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.

Sitewww.inventores.com.br

Posso ajudar?