GotaBike

O projeto de faculdade do designer Álvaro Luís Danza Vilela de construir uma bicicleta de madeira começou a virar realidade em 98. Batizada de GotaBike, a bicicleta fabricada pela Planenco de Poços de Caldas é feita artesanalmente. O quadro é feito com placas de compensado naval de quatro milímetros, sendo que a bicicleta pesa 17 quilos e é utilizada por Vilela para ir de sua residência ao trabalho. O trabalho artesanal leva cerca de um mês para ficar pronto. As placas de compensado são unidas uma a uma em camadas, com uma cola especial e depois impermeabilizadas com um verniz à prova de água. O processo de construção inclui o desbaste da madeira, proveniente de reflorestamento, até chegar à forma final do veículo, que conta com o mínimo de linhas retas, “essa etapa exige muita força e disposição para ajeitar a madeira”, ressalta o designer. O restante da bicicleta, como pedais, freios, guidões e rodas, ainda é de alumínio.

 

Mas Vilela promete estar produzindo, até o final de 2000 também em madeira as rodas do veículo “já construí um veículo com rodas de madeira, mas não consegui um desempenho adequado nos testes”, afirma Vilela. Enquanto o veículo inteiramente de madeira não fica pronto, ele realiza com a bicicleta atual, testes de resistência “ando por trilhas, desço escadas e nunca tive problemas com a GotaBike”. A ideia de produzir bicicletas feitas em madeira é dos tempos da faculdade, em São Paulo, lembra Vilela. “Tinha que apresentar um projeto para o desenvolvimento de uma bicicleta de alta tecnologia”, conta o designer. Um dos professores sugeriu que executasse o projeto em madeira “Na época achei uma maluquice e deixei a ideia de lado”, diz. Ao passar uma temporada na Europa, para aperfeiçoar os estudos, o designer viu duas bicicletas de madeira expostas numa loja da Suíça, à venda por US$ 15mil. Ao voltar para o Brasil retornou o projeto da faculdade.

 

 

Fonte:

http://www.planenco.com.br/apresent.htm

Acesso em dezembro de 2003

Jornal Gazeta Mercantil, data: 18.10.2000 página 12 (caderno: Por Conta Própria) “Bicicleta feita em madeira” de José Carlos Videira

Posso ajudar?