Filtro Biológico

Um grupo de quatro alunos do curso de Química da UCB, Igor Ramon, Rennis Peixoto, Cleber Pereira e Cléia Barbosa, juntamente com os professores Murilo Torres, Carlos Fortes e Regina Dalston, orientadora do projeto, foram o vencedor do II Prêmio Mostra PUC-Rio, na categoria Responsabilidade Social. Os estudantes, voluntários do Programa de Iniciação Científica, apresentaram o projeto BIO-ETARs, uma estação de tratamento de esgoto residencial desenvolvida para atender as necessidades de comunidades carentes e periferias. A solenidade de premiação foi no dia 20 de agosto, na abertura da VI Mostra PUC-Rio. A partir da data em que receber o prêmio, a equipe terá entre seis e oito meses para implantar o projeto. A Profa. Regina Dalston avalia a execução do projeto como uma maneira de melhorar a qualidade de vida das populações carentes: “Toda comunidade carente não tem saneamento básico. Essa estação de tratamento será importante porque não poluirá o meio ambiente e os custos para a implantação dela serão baixos”, comentou. O grupo ainda não se reuniu para decidir qual será a comunidade carente escolhida para ser beneficiada pela estação de tratamento.

 

Igor Ramon, 22 anos, estudante de Química do 3º semestre da Universidade Católica de Brasília (UCB) quis melhorar suas condições de vida e a dos vizinhos. No lugar onde mora não passa água encanada. A comida, o banho e água de beber vêm de poço artesiano: “Se o problema é água suja, vamos tratá-la. Eu estudo Química, então posso fazer isso”, insistia desde os primeiros meses da faculdade. A vontade de mudar o atraiu para os projetos de pesquisa científica da UCB. Em troca do contato com os mais experientes, ele passou vários meses como pesquisador voluntário. A estratégia deu certo. Em alguns meses, o projeto para criar uma estação de tratamento de esgoto ganhava corpo e uma maquete foi montada para demonstrar como o filtro biológico trataria a água sem poluir o ambiente. Em um dos tanques, a plantação de arroz produz microrganismos que absorvem a matéria orgânica. No segundo recipiente, um combinado de algas e fungos não deixa passar os micronutrientes da água. E, no terceiro aquário, uma porção de peixes pequenos se alimenta do resto que polui o líquido. De um lado do filtro sai a água limpa. Do outro, uma espécie de lodo rico em nutrientes que será usado como adubo. “A vantagem desse sistema é ser feito em terrenos úmidos e custar 40% menos que os outros métodos de tratar a água”, compara o estudante.

Não foi só Igor que viu vantagens em seu filtro biológico. Uma comissão formada por oito professores com PhD em diversas áreas do conhecimento premiou a invenção do aluno da Universidade Católica como a melhor da II Mostra PUC-Rio/BR. É a sexta edição do evento, mas a segunda vez que ele retribui as criações com dinheiro. Por ser o melhor na categoria de empreendedorismo social, ele levou R$ 12 mil. O dinheiro vai ser o primeiro passo para Igor colocar o projeto em prática. Ele e mais dois colegas, que participaram das pesquisas, querem implementar o filtro no Areal. O dinheiro é muito para o estudante, que está há um semestre sem assistir às aulas por não poder arcar com as mensalidades, mas é pouco para realizar o sonho do futuro Químico. “A Católica decidiu patrocinar a experiência no Areal e dar bolsas para os estudantes continuarem com as pesquisas. Além de ser uma forma de ajudar essa comunidade carente, estaremos investindo em pesquisadores de potencial”, considera a orientadora do projeto, a físico-química Regina Dalston. Depois da premiação no Rio, a Católica é mais uma instituição que acredita na capacidade do futuro Químico. Lá no Rio, Igor recebeu outras duas propostas para continuar as pesquisas. Em uma delas, ele testaria o projeto na favela da Rocinha. Mas esses são planos para o futuro. Primeiro, quer trocar os poços da vizinhança onde mora pelo filtro biológico.

 

Fonte: http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020930/sup_gab_300902_4.htm

http://www.ucb.br/extensao/Radar/Radar%2017_2002.htm

http://www.ccesp.puc-rio.br/mostrapuc/resultado_es.html

acesso em janeiro de 2003

Posso ajudar?