Fibra Cerâmica Substituta do Amianto

Uma nova fibra cerâmica, produzida a partir da escória líquida do alto-forno da siderurgia, surge como uma boa alternativa para substituir o amianto, cujo processo de extração e processamento pode causar danos à saúde. Segura e econômica, a fibra tem se mostrou versátil para a fabricação de produtos como caixas d’água, pisos e telhas. A novidade foi desenvolvida em São Carlos (SP) por pesquisadores do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC). “A fibra cerâmica tem as mesmas propriedades físicas do amianto, porém sem os problemas causados por este ao organismo humano”, disse Élson Longo, diretor do CMDMC.

 

O produto é resultado de parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e está em fase de patenteamento. O desenvolvimento contou com a participação do professor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Arana Varela. Segundo Longo, o novo material cerâmico poderá ser aplicado na construção civil, na indústria de autopeças, em lacres e revestimentos de fricção, em bandas de rodagem de pneus e também como material isolante térmico, acústico e de prevenção ao fogo.

“Além do ganho ambiental, o custo do processo de fabricação da fibra cerâmica também será menor”, disse Longo sobre outra vantagem do produto. Segundo o pesquisador, isso ocorre porque a energia para fundir o material no processo atual representa o insumo mais caro da produção. “No caso do uso da escória, ela é recolhida fundida.” O processo para obtenção da nova fibra começa quando a emissão de ar comprimido em alta pressão contra o fluxo de escória da siderurgia transforma o líquido em filamentos. Em seguida, é feito o entrelaçamento desses fios, que serão ainda tratados com soluções de resinas orgânicas para serem aglomerados, antes de serem usados na linha de produção.

Segundo Longo, as fibras cerâmicas desenvolvidas em São Carlos poderão ser vendidas em breve para a indústria. “Estamos esperando o número do depósito da patente para que a matéria-prima possa ser comercializada no Brasil e no exterior. Já temos uma empresa norte-americana interessada nas fibras”, disse. As fibras de amianto, denominação dada aos silicatos fibrosos, são largamente empregadas na indústria devido à elevada resistência mecânica, abundância na natureza e baixo custo. O Brasil produz anualmente cerca de 200 mil toneladas de amianto e exporta 60% de sua produção para países em desenvolvimento, como Tailândia, México, Colômbia e China.

A única mina de amianto em funcionamento na América Latina fica na cidade de Minaçu, em Goiás. Na cadeia produtiva brasileira, que envolve extração, industrialização e venda, o amianto emprega cerca 200 mil pessoas. O Canadá é o maior produtor mundial, com a fabricação de 585 mil toneladas por ano.

 

Fonte:

REDE DE TECNOLOGIA DATA: 05/01/2005 ON-LINE Fibra cerâmica aparece como opção ao amianto

 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?Id=K4787209U5

Acesso em março de 2005

Posso ajudar?