Facebook registra patente! Confira!

Facebook registra patente de recurso que ‘adivinha’ para onde você vai!

No futuro, o Facebook pode saber para onde o usuário vai, além da localização atual. De acordo com informações do portal Buzzfeed News, a rede social registrou várias patentes de tecnologias capazes de prever localizações futuras dos usuários. Para fazer uma suposição, os recursos usariam como base informações anteriores de localização do perfil e também de outras pessoas. Vale lembrar que, apesar das inscrições realizadas pela rede social, a implementação não está confirmada.

Um dos novos domínios de Mark Zuckerberg, CEO da empresa, se chama “Trajetórias offline” e contém um método para calcular a “probabilidade de transição baseada, pelo menos em parte, em dados de localização registrados anteriormente associados a uma pluralidade de usuários que estavam no local atual”. Por exemplo, você tem o hábito de ir a determinado restaurante em que o sinal de Internet é fraco depois de sair da academia. Ao perceber isso e constatar seu deslocamento até o local, o software poderia pré-carregar sua timeline.

A patente intitulada “Previsão de localização por meio de sinais sem fio em redes sociais online” descreve como o rastreamento da força dos sinais de Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis e NFC poderia ajudar a estimar as localizações atual e futura do usuário, como alternativa ou reforço ao GPS. Os recursos fornecem conteúdos suficientes para que a plataforma consiga formular uma hipótese.
O registro de uma patente não necessariamente significa que a função será implementada. No entanto, vale ressaltar que o Facebook já coleta e explora dados de localização. Há propagandas locais, ferramenta de check-in, amigos nas proximidades e localização em tempo real no Messenger. Além disso, a companhia também já monitora dados sobre outros dispositivos próximos ou na mesma rede que o seu, pontos de acesso Wi-Fi e torres nos arredores, força dos sinais e ações online e offline de outros provedores de dados.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.

Sitewww.inventores.com.br

 

Posso ajudar?