Dispositivo Teleoperado para Movimentação de Telecâmera

A empresa A.A. Mattedi, fabricante de equipamento para cine vídeo, recebeu o prêmio pelo projeto de um Dispositivo Tele operado para Movimentação de Tele câmera (DTMT), utilizado para a movimentação remota de tele câmera de TV e cinema, ganhou o Prêmio Inovação 1997. 
O dispositivo compreendido por um Equipamento Mecânico Regulável de Base Giratória para Movimento de Câmera e Operador, compreende os seguintes componentes: coluna giratória vinculada a uma plataforma móvel com rodas para deslocamento em trilhos; um módulo estrutural com guia linear, capaz de girar em torno da coluna giratória através de acionamento humano; cadeira com fuso para regulagem de altura e ajuste longitudinal na guia linear; e base da câmera para ajuste longitudinal na guia linear.



Uma câmera de vídeo, televisão ou cinema é montada no equipamento, juntamente com outros componentes modulares opcionais. São necessários um operador para o equipamento e um ajudante para o deslocamento da unidade móvel ao longo dos trilhos. Outro plano de filmagem é obtido com o módulo frontal, formado pelos componentes extensão do braço, suporte da cabeça hidráulica, cabeça hidráulica e manche de comando. Nesta variante, a câmera é acoplada ao suporte da cabeça hidráulica.

Fonte: 
http://www.coppe.ufrj.br/planetacoppe.old/noticias/alfa.html
acesso em março de 2002 envie seus comentários para [email protected]

Posso ajudar?