Dispositivo Oxigenador

Adib Domingos Jatene nasceu em 4 de junho de 1929 em Xapuri, Acre. O pai, um seringueiro libanês, morreu de febre amarela quando ele tinha apenas dois anos. A mãe, logo depois da morte do marido, mudou-se para Uberlândia (MG). Com o pouco dinheiro que tirava na modesta loja de armarinho, mandou o filho para São Paulo fazer o segundo grau. Foi graduado em medicina aos 23 anos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Toda a sua pós-graduação foi feita no Brasil, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, sob a orientação do Prof. E. J. Zerbini, com quem começou a trabalhar em 1951, ainda na qualidade de estudante, permanecendo até 1955 e de 1958 a 1962, quando, então, iniciou seu próprio Serviço.

De agosto de 1955 até dezembro de 1957, foi trabalhar em Uberaba, MG, onde era Professor de Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Com seu pioneirismo, iniciou a cirurgia torácica na Região e foi lá também que construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em 1958, o professor Adib Jatene retornou a São Paulo, para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e para o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde onde atuava como cirurgião.


Nessa época, organizou um laboratório experimental e de pesquisa, onde desenvolveu e construiu o primeiro aparelho coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas e que evoluiu para um grande Departamento de Bioengenharia. Permaneceu nas duas instituições até 1961 quando deixou o Hospital das Clínicas, fixando-se exclusivamente no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Lá foi Chefe do Laboratório Experimental e de Pesquisa, Chefe de Seção de Cirurgia, Diretor Médico e Diretor Geral. Ao mesmo tempo em que sua carreira progredia, o Doutor Jatene se preocupava em desenvolver novos produtos e serviços que pudessem auxiliar a classe médica a beneficiar a vida humana. Então, organizou a Oficina de Bioengenharia, onde foram estudados, planejados e desenvolvidos vários instrumentos e aparelhos, alguns originais. Essa oficina resultou, desde 1982, no Centro Técnico de Pesquisas e Experimentos, a nível de Serviço Técnico.

 

Fonte:

http://www.sosdoutor.com.br/doutorcoracao/biografia.asp

Acesso em dezembro de 2001

http://www.terra.com.br/istoe/biblioteca/brasileiro/ciencia/ciencia13.htm

Acesso em novembro de 2002

Cronologia do Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasileiro, 1950-200, MDIC, Brasília, 2002, páginas 197

Posso ajudar?