Dispositivo com Sensor de Pisada e Alerta: inovação evita acidentes com pessoas dependentes de cuidados

Projeto é indicado para ser utilizado principalmente rente a áreas que possam ser de risco para idosos, crianças pequenas, deficientes e enfermos

Idosos, pessoas enfermas, crianças e pessoas que precisam de cuidados especiais geralmente ficam acompanhadas dos pais, responsáveis ou cuidadores, e precisam ser constantemente monitoradas para que acidentes domésticos sejam evitados. Em hospitais também é comum que uma pessoa precise ficar sempre monitorada e acompanhada, o que gera altos custos para todos os envolvidos e familiares.

Atualmente, não há nenhum produto que informe, em tempo real, sobre a locomoção do usuário que está sendo monitorado, principalmente se o responsável estiver em outro cômodo ou ambiente.

Pensando nisso e observando o mercado, a cuidadora de idosos Aurinda Maria da Silva, filiada à Associação Nacional dos Inventores (ANI) desenvolveu o “DISPOSITIVO COM SENSOR DE PISADA E ALERTA”, que emite avisos caso a pessoa com necessidades de cuidados pise no chão ou chegue em uma área de risco.

A inovação foi desenvolvida para ser utilizada rente à cama, escadas e similares, informando ao responsável cuidador ou acompanhante se a pessoa que está sob cuidados avançar a área demarcada, evitando transtornos e acidentes domésticos.

Além de facilidade e praticidade para o dia a dia, o projeto de Aurinda proporciona economia ao usuário, pois evita que um responsável ou cuidador precise ficar 24h no mesmo ambiente da pessoa cuidada, podendo acompanha-la a certa distância, pois o dispositivo funciona via Bluetooth e wi-fi.

O projeto foi criado para trazer “mais segurança aos usuários, pois mesmo que o idoso esteja em um quarto/ambiente e o responsável/cuidador em outro, este poderá ser informado assim que ele pisar no chão, evitando que se locomova sozinho”, afirma Aurinda.

Posso ajudar?