Curiosidades sobre os inventores: José Valdeci conta sobre sua experiência com a “Caixa de elevação de esgoto”

Dia 04/11/2018 foi Dia do Inventor e nós da Associação Nacional dos Inventores (ANI) não poderíamos deixar passar em branco. 

Nós conhecemos e reconhecemos o trabalho de todos os inventores em pensar soluções práticas para melhorar o dia a dia de todos e, neste post especial, iremos contar um pouco mais sobre as ideias de cada um até chegar ao projeto final.

Vamos contar a história e trajetória e mostrar as dificuldades encontradas no caminho, assim como os benefícios trazidos pelo invento.

Nosso primeiro inventor é o José Valdeci, eletromecânico de Três Corações (MG), afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criador da “Caixa de elevação de esgoto” que respondeu algumas das perguntas referente ao seu projeto.

Qual foi a ideia inicial e quando começou a pensar no desenvolvimento do projeto? José Valdeci nos explicou que no início era apenas uma ideia e que ele teve uma certa dificuldade em transferi-la para o papel até chegar ao projeto finalizado.

Foi preciso estudar e entender qual seria a melhor forma para encaixar todos os detalhes: o nome do projeto, o modo como ele seria construído etc. Foi necessário traçar metas precisas para que o projeto não ficasse pela metade e não tivesse que ser abandonado.

Para você, quais são as maiores vantagens do projeto? As vantagens são: um melhor aproveitamento do terreno, menos gasto com a ligação de esgoto, poder investir melhor em outras partes da construção, dando segurança e confiabilidade.

Teve o apoio da família quando decidiu investir no seu projeto ou eles acharam a ideia maluca? No início eles acharam loucura, mas aos poucos foram se acostumando com a ideia e começaram a colaborar e apoiar o desenvolvimento do projeto, segundo José Valdeci.

Já havia pensado em outros projetos ou esse foi o primeiro? Se sim, o que te fez querer investir nesse projeto e não em outro? Este foi o meu primeiro invento, o que me fez arriscar ainda mais na ideia, pois tive um bom incentivo por parte dos amigos, professores e pessoas do ramo da construção civil. Hoje eu já possuo outros projetos em mente, no qual estou trabalhando e colocando os objetivos no papel para lançar futuramente.

O que te motivou a querer desenvolver esse projeto? A maior motivação foi por conta dos valores de um terreno íngreme para um plano, em alguns casos, o valor cai até pela metade, já que o custo com a instalação de esgoto e melhorias no terreno é alto demais para o comprador. Isso fez com que eu quisesse trabalhar neste projeto.

O que você gostaria que as pessoas soubessem sobre o seu projeto? “É um projeto que parece ser complicado, mas na verdade é bem simples e vem para solucionar os problemas da construção civil em terrenos íngremes, trazendo mais economia para o morador e, fazendo com que ele possa investir este dinheiro em outra coisa”, explica José Valdeci.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.

Sitewww.inventores.com.br

Posso ajudar?