Controle de Chuvas Artificiais

Um novo sistema permite a automação do método para análise do volume de gotas de chuva natural ou artificial. É o Sadgna, que favorece o controle dos processos de chuvas artificiais com a escolha adequada dos bicos de aspersão dos sistemas de irrigação, de forma a otimizar o impacto das gotas na superfície do solo, sem provocar erosão ou quebra dos agregados.

A partir do reconhecimento automático dos volumes das gotas, pode-se determinar a distribuição por área e, consequentemente, as energias cinéticas relacionadas, com maior confiabilidade e menor esforço manual. A automação favorece o controle dos processos de chuvas artificiais com a escolha adequada dos bicos de aspersão dos sistemas de irrigação, de forma a otimizar o impacto das gotas na superfície do solo, sem provocar a erosão ou a quebra de agregados. Antes, o processo de determinação do volume de gotas era manual, realizada uma a uma. O e-sprinkle fornece relatórios com dados gerais da aplicação e das amostras individualmente, calculando: densidade (N/cm2); diâmetro mediano volumétrico (DMV); diâmetro mediano numérico (DMN); amplitude relativa (AR); coeficiente de variação (CV); taxa de aplicação (l/ha); potencial de risco de deriva (PRD) e gráficos de faixas de deposição.


Outra utilidade do Sadgna é na aferição da aplicação de defensivos agrícolas. O sistema permite constatar áreas com excesso ou falta de aplicação e se a pulverização foi eficiente ou não. O Sadgna foi especialmente desenvolvido para atender com eficiência agrônomos, que prestam serviços para produtores rurais, indústrias fabricantes de máquinas e implementos para pulverização e irrigação, que precisam de um controle de qualidade eficiente de seus produtos e para Institutos de pesquisa e ensino que demandam dados precisos sem subjetividade.

A relação custo/benefício do Sadgna é excelente, porque o sistema permite um ótimo controle do aproveitamento dos produtos químicos ou biológicos aplicados, evitando o desperdício ou subutilização. Por isso também é indicado para os produtores rurais que pretendem aplicá-lo à Agricultura de Precisão. O sistema é composto por módulos, sendo que o do editor de imagens possui ferramentas para que o usuário transfira a imagem das gotas para o computador através de scanners ou câmeras de vídeo analógicas ou digitais, seleciona áreas de interesse com precisão, armazene dados geo referenciados, entre outros atributos.

O SADGNA, foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), e está sendo disponibilizado ao agronegócio pela empresa Ablevision, por meio de contrato de exploração de patentes.

 

Fonte: http://www.embrapa.br:8080/aplic/bn.nsf/b1bbbc852ee

1057183256800005ca0ab/391ef5861c4e0c59032568cc0056ca66

http://ablevision.com.br/E_SPRINKLE/E_SPRINKLE.htm

 

acesso em dezembro de 2001

Posso ajudar?