Conheça 21 das maiores invenções da humanidade

Conheça 21 das maiores invenções da humanidade

Um dos aspectos que diferenciam os humanos de outras criaturas do reino animal é a capacidade de lidar com situações de maneira criativa. A aparente insatisfação que assola muitos membros de nossa espécie levou à descoberta de diferentes materiais, objetos e ferramentas que, de uma maneira ou outra, modificaram totalmente a maneira como vivemos.

Neste artigo, reunimos algumas das invenções mais importantes já feitas durante a história e que influenciam a maneira como agimos ou pensamos até hoje. Vale notar que, devido à abrangência da palavra tecnologia, procuramos dar destaque a itens ou descobertas que se relacionam de alguma forma ao meio eletrônico — portanto, não estranhe se invenções importantíssimas como a escrita não aparecerem em nossa seleção.

Confira nossa lista de invenções e, após a leitura, registre em nossa seção de comentários sua opinião sobre o assunto e suas sugestões de descobertas e itens que acabaram ficando de fora da lista por questões de relevância ou de espaço.

1) Ferramentas básicas

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Entre as descobertas mais importantes feitas pelos primeiros seres humanos durante o Período Paleolítico está o uso de ferramentas básicas construídas com o auxílio de pedras afiadas. Embora simples quando comparadas com invenções subsequentes, esses dispositivos ajudaram nossa espécie a começar a moldar o mundo a nosso redor, seja através da caça ou da produção de roupas e do corte de árvores.

2) Vidro

Descoberto durante a Era de Bronze, o vidro é um dos elementos mais úteis para nosso cotidiano e é difícil não encontrar algo que não se beneficie de sua existência. Presente em objetos que vão de edifícios a smartphones, , utensílios de cozinha, computadores e óculos, essa invenção humana possui uma importância muito maior do que normalmente atribuímos a ela.

3) Roda

Sempre colocada entre os primeiros colocados de qualquer lista das maiores invenções da internet, a roda revolucionou toda a experiência humana. Embora seja difícil detectar a origem do objeto, há registros de que a humanidade já o utiliza há mais de 7.500 anos — o que só serve para comprovar a genialidade e utilidade desse item tão presente em nosso cotidiano.

4) Sistemas de esgoto

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Iniciados como simples depósitos subterrâneos cavados na terra, atualmente os sistemas de esgoto são verdadeiros labirintos que percorrem o subsolo de grandes e pequenas cidades. A separação que eles permitem fazer entre a humanidade e os detritos produzidos por ela não só permitiu que vivêssemos em lugares com cheiros mais agradáveis como também ajudou a acabar com pragas e doenças, o que se refletiu em uma menor mortalidade infantil e em um aumento da expectativa da vida geral.

Confira no link a matéria completa: https:https://www.tecmundo.com.br/ciencia/45705-conheca-21-das-maiores-invencoes-da-humanidade.htm

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/

Posso ajudar?