“Co-gerador a Gás”

A Petrobras, empresa que mais deposita patentes no Brasil, está ajudando as empresas brasileiras a crescer ao apoiar o desenvolvimento de equipamentos inéditos nacionais. A Fock Ink, especializada em sistemas eletroeletrônicos, irá lançar em outubro no mercado um co-gerador a gás, que também foi desenvolvido junto com a Petrobras. As empresas Forjas Taurus, Fork Ink, além da Coester, Altus, Dambroz e Cordoaria São Leopoldo são algumas das empresas localizadas no Rio Grande do Sul, que assinaram um Termo de Cooperação com a Petrobras. Essa parceria foi possível graças à atuação da Rede Gaúcha de Fornecedores de Base Tecnológica para o Setor de Petróleo e Gás Natural (Rede Petro – RS), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCT) do Estado. Atualmente, esse programa foi ampliado a nível nacional e recebe o nome de Rede Brasil de Tecnologia.

 

A FockInk patenteou seu produto no País juntamente com a Petrobras. Atualmente a estatal tem registrada cerca de 550 patentes e mil registros no exterior, sendo 120 nos Estados Unidos. Segundo Antônio Cláudio, responsável pela área de patentes da Petrobras, a empresa investe cerca de 1% da receita em P&D, o que equivale a R$ 250 milhões por ano. E detém um departamento especializado nessa área denominado Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). As áreas de pesquisa mais relevantes da empresa são o refino de óleos pesados e o desenvolvimento de equipamentos para exploração de águas profundas, segundo Cláudio. A brasileira Fock Ink irá fornecer o co-gerador a gás para a Cetegás, em Natal. O equipamento poderá ser usado em hotéis e indústrias. Ele já está sendo testado pela Petrobras, que irá beneficiar-se indiretamente ao incentivar o consumo de gás no País, segundo Carlos Bicca, diretor da empresa.

O Grupo Fockink retrata em sua trajetória uma típica saga familiar de pioneirismo, trabalho e conquistas. Seu fundador, Alfredo Arnaldo Fockink foi a figura de proa desta saga. Homem, pioneiro e empreendedor, nasceu na véspera do Natal de 1921 em Neu Würtenberg, hoje município de Panambi, no Rio Grande do Sul. Com 15 anos de idade deslocou-se para uma cidadezinha da Alemanha, a fim de iniciar o aprendizado profissional que nortearia todo o seu futuro. Em 1947, após os duros anos da Guerra, embarcou com sua esposa para o Brasil, trazendo nos braços seu primogênito Peter, hoje integrante da diretoria do grupo ao lado da irmã Erica e do irmão Bruno, nascidos a seguir. Já no Brasil, dirigem-se ao encontro dos familiares em Panambi, onde fixam residência. Imediatamente após a chegada, instalam uma pequena oficina para conserto e rebobinagem de motores, transformadores, dínamos e equipamentos elétricos em geral. Junto à oficina, instalam sob os cuidados de sua esposa Hedwig, uma pequena loja de materiais elétricos e de reposição, artigos raros naqueles tempos. Mais raros ainda eram os homens com conhecimento profissional verdadeiramente abalizado na área elétrica. Rapidamente o nome de Alfredo Fockink se fez conhecido, e sua fama de descobridor e técnico competente espalhou-se por toda a região, consolidando-se com o passar dos anos.

Na década de 50, o fundador marca época ao instalar os primeiros equipamentos de aplicação de fator de potência para uso industrial. Com o tempo, a necessidade de atender a crescente demanda de produtos exige a contratação de funcionários. Na década de 60, a história da família tem continuidade quando Peter, o filho mais velho, segue os passos do pai indo também estudar na Alemanha, de onde volta com novos conhecimentos, imediatamente aplicados. Assim resultam, em 1967, os primeiros quadros de partida de motores, e o primeiro quadro de comando com sistema de bloqueio automático (1968). O Grupo Fockink através da Unidade Hidrelétrica, sintonizado com o mercado de energia, oferece soluções energéticas visando minimizar os riscos dos negócios na área de geração de energia. Com assessoria e acompanhamento nos setores de meio ambiente, instituições financeiras, órgãos governamentais entre outros, tem como foco o desenvolvimento de projetos que viabilizem a implantação e construção de PCH´s para a geração de energia.

 

Fonte: http://www.fockink.ind.br/site/index.htm

acesso em setembro de 2003

PANORAMA BRASIL DATA: 17/09/03          0N-LINE “Tecnologia nacional abastece a Petrobrás”

Posso ajudar?