‘Cinto inteligente’ ajuda idosos a recuperarem equilíbrio

Pesquisadores da Universidade de Huston, nos EUA, estão desenvolvendo um cinto inteligente chamado “Smarter Balance System”

que, junto com um app para smartphones, consegue ajudar idosos e pacientes com doença de Parkinson a recuperarem seu equilíbrio. O sistema basicamente treina essas pessoas com uma série de exercícios mostrados na tela do celular e as orienta com vibrações no cinto.

É basicamente como se um fisioterapeuta estivesse ajudando o usuário a treinar o seu equilíbrio para, durante tarefas diárias, evitarem quedas e lesões mais sérias. Esse tipo de problema é relativamente comum em idosos que, por causa da perda de confiança em seu equilíbrio, ficam ainda mais suscetíveis a quedas.

“Esse app para smartphones registra e cria uma movimentação personalizada para a inclinação do corpo dos usuários baseado nos limites individuais de estabilidade de cada um deles”, esclareceu o pesquisador Alberto Fung em um comunicado oficial da universidade.

Há também indicações visuais no próprio sinto para que os pacientes possam ter ainda mais orientações. Os dados obtidos pelo cinto, conectado ao smartphone através de Bluetooth, são enviados para o médico que acompanha o paciente para que ele modifique os próximos exercícios e também acompanhe o desenvolvimento desses usuários.

Por enquanto, o Smarter Balance System está apenas em fase de testes na Universidade de Huston, mas os idosos que já utilizaram o equipamento reportaram melhorias significativas em seu equilíbrio no dia a dia.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/120346-cinto-inteligente-ajuda-idosos-recuperarem-equilibrio.htm

Posso ajudar?