Cinco dicas de empreendedorismo do cofundador da Monashees

Cinco dicas de empreendedorismo do cofundador da Monashees – O cofundador da Monashees, Eric Acher, raramente aparece na mídia. Portanto, quando ele fala, é bom ouvi-lo.

A Monashees é um fundo de venture capital brasileiro que já aportou recursos em 68 startups desde sua fundação, em 2005.

Criada por Eric Acher e Fábio Igel – hoje conta com mais quatro sócios –, o fundo se notabilizou por apostar em empresas brasileiras.

“Temos o objetivo e uma visão de ajudar a construir empresas de tecnologia de classe mundial no Brasil”, disse Acher, durante uma rara apresentação no BlastU, festival de empreendedorismo e inovação, que aconteceu em São Paulo, nos dias 16 e 17 de outubro.

Entre os investimentos da Monashees estão a 99, aplicativo de transporte que concorre com o Uber, o Enjoei, um marketplace para pessoas físicas venderem produtos usados, a Conta Azul, que faz um software de gestão na nuvem, e a Méliuz, um programa de fidelidade que aposta no cash back (a lista completa pode ser vista aqui).

É raro ouvir os investidores da Monashees. Eles se caracterizam pela extrema discrição. Por esse motivo, o blog BASTIDORES DAS EMPRESAS compilou cinco dicas de Acher, dadas durante a sua apresentação no BlastU. Ele fez questão de frisar. “São mensagens bem genéricas sobre empreendedorismo, mas muito importantes.”

Cinco dicas de empreendedorismo do cofundador da Monashees
Eric Acher, cofundador da Monashees

1 – Empreendedorismo não é uma carreira. É uma atitude

“Você não precisa ser fundador de uma empresa de tecnologia para ser um empreendedor.” De acordo com Acher, um funcionário de uma empresa, um professor, um artista e até mesmo um governante pode ser um empreendedor. “O espírito empreendedor precisa estar em tudo o que a gente faz nesse novo mundo.”

2 – Escolha o seu caminho

Na visão do investidor, esse é um ponto fundamental. “Autenticidade é muito importante”, afirmou Acher. “Confie no seu taco e siga o seu caminho.”

3 – Questione e pense por si mesmo

“O empreendedor precisa questionar tudo, inclusive o que estou falando aqui”, afirmou Acher, em sua apresentação. “É preciso processar e pensar por si mesmo.” Na visão do investidor, há um monte de especialistas que não fizeram ou realizaram nada e dizem verdades absolutas. “Há muito ruído e espuma e você precisa aprender a navegar nisso.”

4 – Defina o que é sucesso para você

Saber o que é sucesso vai ajudar a definir para onde o empreendedor quer ir. “Dizem que não existem bons ventos, se você não sabe para onde está navegando”, disse o investidor. Acher, na apresentação, definiu o que não é sucesso para ele. “Não confunda sucesso com prêmios de empreendedor do ano ou de melhor startup do ano”, afirmou. “Não confunda sucesso com levantar o capital. Isso é apenas o começo, que indica que você pode estar no caminho certo.”

5 – Foque em realizar, não em planejar

“Se você não ficou constrangido com a primeira versão do produto que lançou é porque demorou tempo demais”, segundo Acher. Na visão do investidor, quem planeja demais, faz pouco. “Lance o produto e depois vá melhorando-o.” Essa é a cultura do beta das empresas de internet. Acher alerta que isso vale para as companhias digitais. E brinca: “Se você é uma empresa farmacêutica, não siga essa dica.”

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/cinco-dicas-de-empreendedorismo-do-cofundador-da-monashees/

Leia também: https://inventores.com.br/5-dificuldades-que-empreendedor-pode-enfrentar/

 

Posso ajudar?