CIENTISTA DESENVOLVE IMPRESSORA 3D CAPAZ DE CRIAR ‘BIFES VEGETARIANOS’

As impressoras 3D já são utilizadas para fazer objetos, esculturas e até mesmo armas, e o bioengenheiro italiano Giuseppe Scionti está desenvolvendo mais um uso para essa tecnologia: fazer carne.

Especialista em biomedicina e engenharia de tecidos, o cientista está trabalhando há mais de 3 anos com a Universidade Politécnica da Catalunha no desenvolvimento de uma impressora 3D que faz bifes vegetarianos, chamados de “Novameat”.

O produto é composto de proteína vegetal e inclui ingredientes como arroz, ervilhas e algas marinhas, que garantem uma boa dose de aminoácidos para o alimento impresso em 3D.

De acordo com o bioengenheiro, o produto desenvolvido por ele se diferencia dos demais por causa da estrutura, que é fibrosa e se parece com um bife bovino ao ser mastigada. Segundo Scionti, o principal objetivo de sua pesquisa é oferecer uma alternativa à carne tradicional que seja nutritiva e ajude a diminuir os impactos da pecuária.

Atualmente, já existem pesquisas para a criação de carne artificial em laboratório, mas que exigem muitos recursos e tempo de estudo. O método do cientista italiano pode ser considerado revolucionário futuramente por ser uma alternativa mais acessível e barata.

A impressão de 100 gramas do composto, que pode imitar carne bovina ou de frango, leva cerca de 1 hora e custa 2 euros. “A tecnologia permite escalabilidade, para que você não precise de muitas impressoras funcionando simultaneamente. Com um fornecimento contínuo de material e várias extrusoras trabalhando ao mesmo tempo, será possível criar bem mais produtos em muito menos tempo”, explica Scionti.

A impressão 3D vegetariana criada pelo bioengenheiro italiano ainda está dando seus primeiros passos, mas, segundo as expectativas do cientista, a ideia deve se tornar ainda mais atraente após mais pesquisas e investimentos. Com isso, talvez tenhamos um novo tipo de alimento chegando aos supermercados em um futuro não tão distante, o que pode ser bastante positivo para o planeta.

“Se continuarmos com o sistema atual, no futuro haverá pouca chance de termos recursos para distribuir alimentos para todos”, explica o pesquisador. “É por isso que encontrar outra maneira de produzir alimentos saudáveis e econômicos que contenham todos os nutrientes fundamentais nos ajudará a administrar melhor os recursos alimentares do nosso planeta.”

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.

Sitewww.inventores.com.br

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/110495-cientista-cria-impressora-3d-capaz-de-criar-bifes-vegetarianos.htm
Posso ajudar?