“Chuveiro Elétrico com Pressurizador”

 

Em linhas gerais a novidade do chuveiro consiste de um aquecedor cuja base apresenta uma projeção tubular que configura o tubo de entrada de água e termina numa câmara que corresponde à voluta da bomba, desta voluta partindo uma segunda projeção tubular que termina num encaixe destinado a receber um anel e o extremo de um tubo ligado á entrada d’água da carcaça, a referida projeção apresentando à base do triac e provida com um par de orifícios de fixação, a referida base exibindo ainda em sua parede lateral uma sucessão de reentrâncias e saliências configurando ranhuras ao longo de todo o seu perímetro, sendo esta parede dotada de recortes para ventilação do conjunto.Segundo Lorenzetti: “O grande problema de casas térreas, em termos de conforto de banho, reside no fato de a caixa d’água possuir pequena altura manométrica, o que resulta em uma baixa vazão e um banho pouco confortável. Para resolver esse problema na minha casa, instalei um pressurizador junto à saída da caixa d’água. Tal solução demonstrou-se bastante eficaz e pensei que isso resolveria o problema de muita gente que mora em casa térrea, porém o sistema não era prático de ser executado, pressurizava todos os pontos de água, não só o chuveiro (desperdício) e o consumidor não teria a solução de seu problema em um único produto (chuveiro).Insisti na idéia, tinha que resolver esse problema e, foi aí então que pensei no fato de incorporar a bomba de água internamente ao chuveiro, fiz o protótipo, o qual foi bem aceito entre os meus familiares. Levei a ideia ao Grupo de Lançamento de Produtos (GLP) e resolvemos, após análises, iniciar a industrialização do produto, que teve grande aceitação e foi uma revolução no mercado.”

Em 1923 fundada por imigrantes italianos, a LORENZETTI dedicou-se inicialmente à fabricação de peças torneadas e estampadas, em pequena oficina. Em 1925 passou a produzir parafusos, atendendo à embrionária indústria local. Os irmãos Lorenzo e Eugênio chegaram ao Brasil no início dos anos 20 para dar continuidade ao trabalho iniciado por seu pai, Alessandro Lorenzetti, que modestamente fundara, o que é hoje, uma das maiores empresas na área de materiais elétricos e aparelhos domésticos, a Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletro metalúrgicas. Em 1927, com o advento da eletrificação urbana no Brasil, então em franco crescimento, passou a fabricar material elétrico para instalação. Na década de 1930 expandiu suas vendas de material elétrico e parafusos, e passou a atuar no setor de aços trefilados, para fornecimento ao já recente parque industrial nacional. Entre as décadas de 1930 e 1940, passou a fornecer inúmeros novos produtos, visando fazer frente aos cortes de importação, causado pela 2º Guerra Mundial. Fabricou dentre outros, produtos, isoladores e peças de porcelana industrial, velas de ignição para automóveis, peças para reposição para autos e máquinas importadas e motores elétricos até 100 HP. Em 1952, fica famosa com o primeiro chuveiro elétrico automático do país, conquistando rapidamente a preferência do mercado, quer pela concepção inovadora na época, quer pela qualidade até hoje comprovada. Na década de 60 iniciou a produção de chaves fusíveis e material para linhas de alta tensão, nos anos 70, passou a produzir secionadores para Alta e Extra-Alta Tensão. No final da década de 90 lança a linha de aquecedores a gás, buscando novas fontes de energia, iniciando uma nova era voltada para a satisfação total do banho. Em 2000, preocupada em preservar a qualidade da água de consumo humano, a Lorenzetti investe em um novo seguimento e lança a linha de purificadores de água. Em 2004, a Lorenzetti inaugurou as novas instalações da sua unidade responsável pela fabricação de metais sanitários.
Alessandro Lorenzetti (1861 – 1935) foi Fundador da empresa. Nascido na Itália, Alessandro Lorenzetti formou-se engenheiro civil em 1886 na cidade de Roma. Aportou no Brasil em 1888 para trabalhar como engenheiro e participar da construção do porto de Vitória (ES), bem como da construção de um trecho da estrada de ferro Sorocabana. Em 1923 fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti, que se dedicava à fabricação de parafusos de precisão e que veio a se tornar a Lorenzetti de hoje. Eugênio Lorenzetti (1901 – 1973) também nascido na Itália, foi engenheiro industrial e químico. Juntamente com seu irmão, Lorenzo, trabalhou para a construção da empresa, sendo responsável pelo setor administrativo e comercial da empresa. Lorenzo Lorenzetti (1903 – 1979) nascido na Itália, era técnico agrimensor. Chegou ao Brasil em 1924 e deu continuidade ao trabalho iniciado por seu pai na Tonanni & Lorenzetti. Com vocação criativa, foi detentor de diversas patentes, inclusive a do chuveiro elétrico automático.

Fonte: 
http://www.lorenzetti.com.br/historia.asp 
Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em junho de 2008 para composição desta página 
envie seus comentários para [email protected]. 

 

Posso ajudar?