“Chave Programadora Auto-Magnética Reversora”

Há cerca de 10 anos, Manuel de Souza Araújo, 67, cearense de Nova Russas, vem se dedicando a tornar realidade as máquinas que lhe vem a cabeça, fazendo questão de provar que realmente funcionam, e podem fazer a diferença, por exemplo, em termos de economia na conta de energia. Araújo garante que pagar menos por essa despesa obrigatória é possível, graças a uma invenção sua denominada Chave Programadora Auto Magnética Reversora. O inventor explica que tais chaves ao serem instaladas em aparelhos de ar condicionado, promovem uma economia de 80% no consumo de energia elétrica do aparelho. É que a criação de Araújo é capaz de acionar um sistema de reversão que substitui o ar condicionado sem que haja qualquer prejuízo para a temperatura ambiente. Com esta, que ele divulga como sendo uma “máquina show”, já chegam a sete as invenções de Araújo patenteadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Outra criação dele é um sistema de emergência para pneus, um modelo para carros e outro para motocicletas, que pode tirar motoristas do sufoco de ter um pneu baixo no meio da viagem. 

Formado em Eletricidade pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Manuel Araújo passou a dar espaço a sua veia criativa há 10 anos, e nunca mais parou de tornar reais suas ideias confeccionando as engenhosas máquinas. Ele afirma que passou a se dedicar as invenções após ter sofrido um acidente que o afastou do trabalho em duas lojas que possuía em Brasília. Ele morou na Capital Federal após mudar do Rio de Janeiro, onde vivia desde 1958, quando saiu do Ceará. Agora ele está de volta a terra natal e em busca de parcerias que se proponham a ajudá-lo a produzir suas criações, e colocá-las à venda. Reforçando que tudo o que criou até agora são objetos uteis. 

Para o inventor Manuel Araújo, a chave programadora Auto Magnética Reversora é um objeto de “utilidade pública”, pois além de possibilitar economia de energia, beneficia o meio-ambiente, uma vez que despolui o ar com o seu sistema de captação e processamento de moléculas. A primeira invenção de Manuel Araújo foi um aparelho auditivo para uso próprio, pois é portador de uma deficiência auditiva. Ele diz que se tiver oportunidade de produzir vários desses aparelhos poderia doar a pessoas necessitadas que apresentam problemas de audição. Sobre o sistema de emergência para carros e motocicletas, Araújo diz que o socorro é capaz de após ser aplicado cinco vezes em um pneu danificado, fazer o carro rodar por até 15 quilômetros. 

Suas invenções incluem: Chave programadora Auto Magnética Reversora para diminuir o consumo de energia elétrica em aparelhos de ar condicionado. Kit para veículos socorro para consertos de pneus de carros e motocicletas. Fogão churrasqueira portátil multiplex que pode funcionar a gás e a vapor. Aparelho auditivo que capta o som ambiente, e reproduz rádio FM e MP3. Motopropulsor flex multifuncional, aparelho projetado para atender a segmentos diversos da indústria eletro mecânica. Trava de veículos também denominada dispositivo bifuncional veicular. Conforme explica o inventor, o objeto também funciona como chave destarrachadora. 

Fonte: http://opovo.uol.com.br/opovo/ceara/975584.html 
acesso em abril de 2010 

Posso ajudar?