CES 2018: veja os produtos lançados na maior feira de tecnologia do mundo

Evento reúne dos principais fabricantes de eletrônicos a empresas de telecomunicações.

De airbags para quadris de idosos a TVs que enchem uma parede, os aparelhos exibidos na CES 2018 podem ser estranhos, curiosos, aspirantes a sonho de consumo de alguém e até –por que não?– pouco úteis.

Smatphones, tablets e relógios à prova d’água

Os smartphones que sobrevivem a um mergulho são, no máximo, resistente à água. A empresa chinesa Calalyst resolveu esse problema com capinhas que tornam smartphones, tablets e até relógios à prova d’água. Como os acessórios se ajustam ao corpo do aparelho, é possível usar a tela sensível ao toque, a impressão digital e até botões, como o rotor de relógios inteligentes.

Movimento dos pés para realidade virtual

Os franceses da 3DRudder apresentaram um controle que transporta para ambientes de realidade virtual os movimentos feitos com os pés. Normalmente, games ou filmes que usam VR funcionam assim: o sujeita coloca os óculos, que garantem imersão em um ambiente totalmente digital, e usa um controle de mão para executar ações, como manipular objetos. Em um jogo de tiro, por exemplo, ele tem que virar a cabeça para procurar o inimigo e usar o controle para apontar a arma e disparar.

Um tela, dois filmes

A MirraViz criou uma tela que exibe dois filmes ao mesmo tempo. Funciona assim: dois projetores são posicionados cada um de um lado oposto da tela. Quem olha a tela próximo a um dos aparelhos vê apenas as imagens exibidas por ele. Se caminhar de um lado a outro, o expectador pode ver as imagens de um filme mudando gradualmente para a de outro.

Robô ‘psicólogo’

Uma das apostas para o futuro apresentadas na feira foi o A18, um robô projetado para se conectar emocionalmente com as pessoas. Ele se comunica por uma ampla gama de expressões faciais que são simples de entender. Ele pode ajudar alguém a se recuperar de um trauma, por exemplo, ou simplesmente proporcionar diversão.

Mouse sem fio e sem bateria

Mouse sem fio e sem bateria
Mouse sem fio e sem bateria da Razer, que é alimentado com energia gerada pelo mousepad. (Foto: Divulgação/Razer)

A Razer lançou um mouse sem fio que pesa como se fosse cabeado. O segredo é que ele não tem bateria. Mas nem por isso precisa ser carregado na tomada. A empresa criou a tecnologia Hyperflux, que faz o mousepad gerar um campo magnético que transfere energia par ao mouse.

Controle de drones com a o dedão

Controle de drones com o dedão
Controle de drones usa só o dedão para transmitir comandos às aeronaves. (Foto: Divulgação/TIE)

A sul-coreana TIE lançou uma nova forma de controlar drones. Os joysticks e seus botões direcionais são substituídos pelos dedos polegar e indicador. O piloto só tem que colocar um sensor no dedão e segurar uma haste, que lê os movimentos que ele faz com o dedo e o transmitem para o drone. Funciona com todos os modelos de drone existente, mas ainda é um protótipo.

Delivery elétrico

delivery elétrico
Toyota apresentou a novidade na feira tecnológica CES, em Las Vegas (Foto: Rick Wilking/Reuters)

A Toyota apresentou um novo veículo elétrico sem motorista, chamado e-Palette. A ideia é que a minivan vá até o cliente. Ele pode ser usado pelo varejo, entregar pizzas, servir de hotel ou escritório, e também ser utilizada como veículo para deslocamentos urbanos compartilhados por várias pessoas. Ele já tem data para chegar: os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. E parceiros: Amazon, Pizza Hut, Mazda, Uber e DiDi Chuxing.

BlackBerry com Android

BlackBerry com Android
O novo BlackBerry Motion será vendido nos EUA a partir de 12 de janeiro (Foto: Divulgação/TCL)

Oi, sumido. A TCL Communication anunciou a chegada do BlackBerry Motion, celular com a marca BlackBerry mas que roda Android, aos Estados Unidos.

Hub com sete portas

Hub com 7 portas
Nucleum, da Kingston, é um hub com sete portas. (Foto: Divulgação/Kingston)

O Nucleum, da Kingston, é um hub com sete portas e conexão de USB, do tipo C, que resolve a vida de computadores com número limitado de saídas —alô, MacBooks!. Ele oferece portas do tipo USB tipo C, USB tipo A, HDMI e slots de cartões SD e micro SD.

Teclado para que gosta de botão no celular

teclado para quem gosta de botão no ce
Teclado físico para celulares com tela sensível ao toque. (Foto: Divulgação/Gemini)

Cansou de digitar na tela sem botões do celular? O Gemini é um teclado que coloca na ponto dos dedos aquela velha sensação de teclas descendo e subindo.

Salva-vida de motociclista

Salva-vida de motociclista
WeRescue é um acessório que aciona o serviço de resgate quando motos sofrem acidentes. (Foto: Divulgação/WeRescue)

O WeRescue é um acessório que aciona o serviço de resgate quando motos sofrem acidentes. Posicionado no guidão da motocicleta, o gadget em forma de bracelete é equipado com sensores de movimento, como giroscópio e acelerômetro, para detectar se o veículo sofreu um impacto. Se o piloto não responder dentro de 120 segundos, o WeRescue chama o resgate e já envia as coordenadas do local.

Airbag para idosos

Airbag para idosos
Airbag para quadris foi criado com intenção de evitar que idosos se machuquem durante queda. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

Os franceses da Helite criaram um cinto com airbag voltado para idosos a fim de minimizar os impactos de queda. As bolsas de ar se inflam assim que “percebem” que o dono do cinto está prestes a cair. Isso ocorre porque o acessório está equipado com acelerômetro e giroscópio, dois componentes que são amplamente usados em smartphones e detectam mudanças de posição, movimentos bruscos e alterações de direção. Um software usa essas informações para identificar se caracterizam uma queda. Alexandre Quarrey, gerente de pesquisa da empresa, explicou que escolheram proteger o quadril de idosos, em vez de outras partes sensíveis como joelhos, porque fraturas nessa parte do corpo costumam demorar para se recuperar e impedem que o paciente tenha uma vida autônoma.

Cão robô

Posso ajudar?